A Comissão Arquidiocesana de Catequese realizou no dia 20 de junho o Simpósio Arquidiocesano de Catequese, no auditório Dom Avelar Brandão Vilela. Com o tema: “Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã e o Direito Canônico”, o encontro reuniu sacerdotes, catequistas e agentes de pastoral para aprofundar as orientações da Igreja acerca das vivências e celebrações sacramentais da IVC.
A programação do simpósio contou com conferências temáticas sobre os sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação) à luz dos Direito Canônico. Ao final, os participantes, por meio de uma mesa redonda, debateram sobre os desafios contemporâneos, pastorais e canônicos na prática desses sacramentos.

O coordenador da Comissão de Pastoral e IVC, padre Edvaldo Barbosa, destaca que o maior objetivo do encontro foi orientar os catequistas acerca das vivências sacramentais recomendadas pelo Código de Direito Canônico.
“Dentro da Comissão Bíblico-Catequético temos a intenção de oferecer também aos catequistas algumas informações complementares para guiar pais e padrinhos quando assim procurarem a Iniciação à Vida Cristã. É preciso compreender que a catequese também forma para dar resposta na nossa vida do dia a dia como discípulos missionários e para isso muitos elementos precisam ser fundamentados pelo Direito Canônico”, explica.
As conferências foram conduzidas pelos sacerdotes do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Teresina, que apresentaram os temas: “Fundamentos teológicos e bíblicos do sacramento do Batismo”, “A teologia da Confirmação e sua relação com o Batismo e a Eucaristia” e “Dimensão teológica e sacramental da Eucaristia como culminância da iniciação cristã”.

O juiz do Tribunal Eclesiástico, padre Rubens Chaves, explica que muitos fiéis católicos desconhecem as normas elementares do Direito Canônico e que evitam aprofundar as diretrizes da Igreja por preconceito. “Quando se fala de Código de Direito Canônico, naturalmente as pessoas revelam um certo receio, têm alguns preconceitos, inclusive, porque verificam simplesmente a existência da norma. A nossa missão é olhar para a norma e enxergar nela os conceitos e os significados”, destaca.
O sacerdote explica que, diante dos cenários contemporâneos, é necessário que os catequistas aprofundem os detalhes das diretrizes canônicas: “Por exemplo, aspectos básicos que são importantes que um catequista tenha ciência: quem é que pode receber a Eucaristia? Quem não pode presidir a Eucaristia? Então, esses detalhes podem parecer ser coisas periféricas, mas são profundamente importantes”, ressalta o padre Rubens Chaves.

Para o padre Francisco Genival, vigário judicial do Tribunal Eclesiástico, é missão dos catequistas instruir os catequizandos na vivência autêntica e fiel dos sacramentos.
“O Simpósio é um momento muito significativo onde os catequistas estão adquirindo conhecimento à luz do Direito Canônico, para que possam também ir inserindo isso com os seus catequizandos nas comunidades e nas paróquias, a fim de que eles possam compreender de uma forma melhor o significado de cada sacramento na vida do cristão”, pontua.
O Direito Canônico para a vivência plena dos sacramentos
Em diálogo com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), o simpósio discutiu sobre a vida eclesial no contexto contemporâneo e as estratégias evangelizadoras para “alargar a tenda”. A coordenadora Arquidiocesana de Catequese, Dorinha Souza, externa que o tema escolhido para o evento deste ano é um convite a caminhar em comunhão com a Igreja.
“Os sacramento precisam ser vividos em plenitude. O Direito Canônico não existe para impor as regras, mas para facilitar a vivência plena dos sacramentos no nosso dia a dia. Conhecer os documentos e normas da Igreja vai facilitar a nossa vida de cristão”, expõe.
Os participantes comunicam que o encontro foi um momento para confirmar e aprofundar a própria fé, e que a IVC abre portas para a caminhada na vida católica. “Não adianta nós dizermos: ‘Ah, eu sei, eu já terminei’. Nós estamos aprendendo passo a passo o que vem a ser o catolicismo. Então, é um aprofundamento, e eu quero conhecer e aprender mais, pois só vivenciando esses sacramentos é que eu terei conhecimento sobre o que vem a ser o catolicismo”, pontua Luciano Oliveira, catequistas e sacristão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Cabral.

Para Mauriene Moraes, catequista na Paróquia São josé, no Residencial Jacinta Andrade, a missão após o evento é aplicar os conhecimentos na vida de comunidade, principalmente, com os catequizandos. “É um momento maravilhosos de aprendizado. Eu participo da Pastoral do Batismo e aprofundar sobre esse sacramento foi muito importante para a minha caminhada de fé. E como catequistas, eu tenho a oportunidade de levar esses conhecimentos para a catequese”, destaca.
A catequista da Paróquia Irmã Dulce dos Pobres, Sandra Maria, pontua que as orientações sobre a IVC e Direito Canônico vão auxiliar na caminhada sacramental da comunidade.
“Quando a gente fala da IVC ainda é uma novidade. Por isso, precisamos conhecer para praticar e, dessa forma, compreender e vivenciar melhor esse novo formato da nossa caminhada enquanto Igreja. Sair dessa superfície e repassar para a comunidade como um todo, desde os outros catequistas aos pais, padrinhos, essa formação, que é de suma importância para o conhecimento da nossa fé”, finaliza.






