01 – RESIDÊNCIA EPISCOPAL

Captura de Tela 2015-09-27 às 16.17.10

A atual residência dos Bispos de Teresina, desde os anos 1948, tem uma história. A bela edificação, fruto da arquitetura do suíço Shimandeck foi concluída em 1924, após 18 meses de trabalho. O Sr. Antonio Leôncio Bulamarqui Ferraz, esposo de Elmira Nogueira Ferraz, pais de 03 filhos dos quais a caçula Elmira Maria Ferraz Batista, com 92 anos reside em Teresina, encomendaram essa construção. Eram proprietários da Firma: “Ferraz CIA LTDA” de tecido, exportadora de algodão. A madeira de janelas, portas e piso vieram do Pará. Grades das portas do jardins chegaram do Rio de Janeiro. A antiga mobília, doada hoje ao Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, foi adquirida na França. Quase todos os mestres de obra e pedreiros vieram de São Luis do Maranhão. Com o falecimento do Sr. António Leôncio em 1933, a viúva doou a sua parte ao seu compadre Dom Severino Vieira de Melo, avaliada em duzentos mil reais. A outra metade, pertencente aos herdeiros, a Diocese adquiriu pelo mesmo valor. Segundo o relato da Sra. Maria Elmira Ferraz, não existe nenhuma cláusula restritiva ao contrato de doação e venda. Portanto, a Arquidiocese é plenipotenciária desse imóvel, situado na Av. Frei Serafim, 1693, como atestam os Documentos no Arquivo da Arquidiocese. A motivação mais profunda que levou a Sra. Maria Elmira a fazer doação de sua parte da casa foi o desejo de haver na casa a celebração da Missa e de ser conservada a Santa Eucaristia. Na antiga sala de música da família, transformada por Dom Severino Vieira de Melo em capela, foram batizados todos os filhos e netos do antigo proprietário e boa parte deles ali celebraram seu matrimônio. A casa já foi chamada “Palácio da Graça” ou “Palácio Arquiepiscopal”, hoje “Residência Episcopal”.

02 – CENTRO DE TREINAMENTO PE. TONY BATISTA

Captura de Tela 2015-09-27 às 16.19.42

Durante o episcopado de Dom Severino Vieira de Melo, no ano de 1954, foi adquirido este imóvel, com a finalidade de ser um local de repouso e recolhimento do Arcebispo. Com o passar do tempo os moradores em volta usavam o terreno para pequenas hortas e roças. No episcopado de Dom José Freire Falcão, com a necessidade de um lugar para Reuniões, Retiro Espirituais e Assembleias, foi feito um pequeno melhoramento no mesmo. No ano de 1995, durante o pastoreio de Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, o lugar passou por uma pequena reforma: construção da Capela, e de duas alas: uma masculina e outra feminina.

No ano de 2010 sendo arcebispo Dom Sérgio da Rocha foi feita uma grande construção: toda uma ala, com a reforma do auditório, da cozinha, do refeitório e da capela. No final de 2011, ficando a Arquidiocese administrada pelo Pe. Tony Batista foi concluído e inaugurado o SOCOPINHO. Aos 20/02/2014, por ocasião dos quarenta anos de ordenação presbiteral do Pe. Tony, o Arcebispo Metropolitano de Teresina Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, atribuiu ao SOCOPINHO, o nome de Pe. Tony Batista, tornando assim “Centro de Treinamento Pe. Tony Batista”.

03 –  CASA DO CLERO

Captura de Tela 2015-09-27 às 16.21.06

O terreno adquirido por Dom Avelar Brandão Vilela, de um membro da Família Ayres, Sr. Manoel Ayres Neto, (médico residente em Teresina, juntamente com sua esposa) que vendeu o terreno para a Arquidiocese no dia 26 de março de 1960. No local existia uma quadra de futebol do bairro, que já havia sido desativada e muitas vezes era ponto de encontro de meninos e jovens em situação de risco. No pastoreio de Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, pensando no bem estar dos Padres idosos e debilitados, Pe. Alfredo Schaffler, então Ecônomo da Arquidiocese e hoje bispo de Parnaíba, conseguiu recursos para a construção da atual Casa do Clero. A construção teve inicio no ano de 1995. Hoje a casa do Clero é referencial dos padres idosos e doentes, como também é a residência do Bispo Emérito, Dom Celso José, acolhendo padres que estão de passagem por Teresina, de outras Dioceses e cidades.

04 – CENTRO PASTORAL PAULO VI

Captura de Tela 2015-09-27 às 16.22.27

Completando neste ano de 2014, 60 anos de existência, o Centro Pastoral Paulo VI, foi a mais arrojada obra arquitetônica realizada por Dom Severino Viera de Melo, durante o seu Episcopado. Idealizada para ser o novo Seminário Sagrado Coração de Jesus, quando o Seminário Velho, na Praça Saraiva, não mais atendia às necessidades de acomodação dos Seminaristas. Após 08 anos de intenso trabalho, Dom Severino, com a saúde já abalada, faz a Benção Solene do Novo Seminário Sagrado Coração de Jesus, no dia 16 de janeiro de 1954, na presença do seu Bispo Auxiliar, Dom Raimundo de Castro e Silva, autoridades, clero, seminaristas e de muitos fiéis. Dom Severino realizou seu último Retiro Espiritual com a Província Eclesiástica do Piauí, nos dias 20, 21, 22 de janeiro de 1955, completando o grande desejo de seu coração Episcopal. Hoje nosso “Centro Pastoral Paulo VI”, centralizando o atendimento do Governo da Arquidiocese e Pastorais, abrigando também a A.S.A. (Ação Social Arquidiocesana), o Tribunal Eclesiástico do NE IV, a Capela São Miguel Arcanjo e sedia o NE IV da CNBB. O Centro Pastoral Paulo VI conta com 3 Auditórios: “Auditório Paulo VI”; Plenarinho “Dom Sérgio da Rocha” e Auditório “Mons. Mateus”.