Com a temática “190 anos, do nascer ao pôr do sol, uma fonte de evangelização” , a comunidade católica é convidada para participar do Ano Jubilar da Paróquia do Amparo que tem como sede Matriz a primeira edificação de Teresina, a Igreja do Amparo, que teve sua construção iniciada no ano de 1850.
A programação festiva foi aberta em dezembro do ano passado e, de acordo com as equipes de organização, deve se estender por todo o ano de 2017. A ação marca as festividades de devoção e fé que, de acordo com relatos de fiéis, antecede o surgimento da capital.
“Para ressaltar este acontecimento que se soma à história de Teresina , convidamos todos para esse momento de fé. Estão previstas exposições, concertos musicais, missas, dramatização, jantar beneficente, entre outros. Será um momento celebrativo já que vivenciamos o Ano Mariano”, reforça Padre José de Pinho que é o pároco.
Ainda de acordo com o sacerdote, equipes de história e pesquisa, comunicação e eventos, liturgia e celebração foram compostas e receberam a missão de trabalhar para este importante acontecimento que, de acordo com o padre José de Pinho, também é arquidiocesano.
Mateus Nunes, integrante da equipe de comunicação e eventos, reforça que a Igreja do Amparo é o berço da fé teresinense já que é a primeira e única casa do Pai que se mantem aberta do nascer ao pôr do Sol. “Em especial nesse ano comemorativo, mais uma vez fica o convite para que todos recorram à Igreja Mãe e participem desse ano jubilar”, reforça ele.
“Ainda durante a missa solene do Natal abrimos a programação alusiva à data, com o compromisso de, ao longo de 2017, cumprirmos um roteiro de atividades para celebrar esse momento que também é espiritual”, ratifica o padre José de Pinho
Estão previstos ainda o lançamento do selo comemorativo da Igreja e a inauguração do site da paróquia, além de uma exposição fotográfica e também a promoção de uma rifa em favor da obra de restauração que já foi concluída na área do altar, mas requer outras intervenções na capela do Senhor Morto e demais setores.
Ainda dentro da programação será realizada a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Amparo pelas residências e lares de Teresina. Em agosto acontece o Tríduo e a festa de Nossa Senhora do Amparo. No dia 15 de setembro, dia de Nossa Senhora das Dores , está programada uma comemoração especial. Em novembro acontece o jantar beneficente e em dezembro é o encerramento das atividades com celebração.
Acompanhe o endereço do facebook da paróquia do Amparo e fique por dentro da programação.
Endereço: facebook.com/igrejamatrizeprimazdenossasradoamparoteresina
Por Vera Alice Brandão