A Revista Digital “Sal e Luz” produzida pela Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Evangelista e São João Batista (forania Sul), traz na última edição (23ª) uma matéria especial sobre a solidão presente na vida de muitos padres. Na publicação, os padres Amadeu Matias e Osório Barbosa comentam a experiência de deixar o convívio familiar e se adaptar a uma vida intensa de oração e missão pastoral.
“É ser solitário, mas não viver em solidão. Afinal a vida interior é povoada por Deus, pelas pessoas, pelo sentido da vida. Eu compreendo a solidão da cruz, pois a vocação celibatária nos permite ser para os outros”, afirmou o padre Amadeu Matias em entrevista concedida à revista.
Padre Amadeu está em preparação para mais uma mudança comunitária, celebrando suas últimas missas como Administrador da Área Pastoral São Paulo VI, com transmissão ao vivo pelo Instagram e Youtube. No próximo mês assumirá outros “filhos” em outra paróquia (Nossa Senhora de Fátima, também forania Leste).
A Revista
A revista Sal e Luz é um publicação da Paróquia São João Evangelista e São João Batista (forania Sul) e surgiu de um interesse comum entre o padre Edvaldo Barbosa (na época em que era o pároco) junto aos jovens da pastoral daquela época. “Com anseios de escrever sobre temas relacionados à nossa Igreja, contar histórias dos fiéis, mas sem deixar de informar o que acontece por aqui como nossos festejos e outros eventos, sempre de uma forma bem jornalística, mesmo contando com somente um agente como profissional da área”, explica João Pedro Eloi, um dos coordenadores da Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Evangelista e São João Batista.
A proposta da revista é ser publicada mensalmente e gratuitamente nas missas das cinco comunidades da paróquia. Ainda de acordo com Eloi, com a quarentena, a equipe focou somente na divulgação de forma digital. “Atualmente, temos 12 pessoas na nossa pastoral. Dentre elas, 8 estão diretamente ligadas à questão do conteúdo. Elas pesquisam, escrevem e editam. Outros três integrantes ajudam na questão logística, como falar com nossos patrocinadores, ver estratégias de divulgação, controlar as finanças da pastoral em si, viabilizar as visitas para entrevista. E temos um desenhista. Fora da pastoral nós temos a pessoa que faz o design e diagramação da revista e nesta última edição contamos com a entrada de mais uma amiga para escrever e ajudar na edição dos textos. Essa última veio para ajudar somente na revista e não nos outros serviços enquanto Pascom”, acrescenta.
O conteúdo digital da revista pode ser acessado através do link: Ed. 23 Revista Sal & Luz