destaques

Cáritas Brasileira comemora 60 anos com ampla programação

Por Marciene Cruz / Cáritas Piauí

Neste ano, a Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) comemora 60 anos e para celebrar este momento, está sendo preparado o V Congresso Nacional da Cáritas que acontecerá em Aparecida- SP entre os dias 09 a 13 de novembro. Faz parte desta preparação, a peregrinação de Nossa Senhora Aparecida que em sintonia, completa 300 anos de sua aparição. A imagem chegará ao regional piauiense no dia 02 de julho e permanece durante todo o mês, passando pelas comunidades diocesanas de Parnaíba, Campo Maior, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato e Teresina.

Na capital, uma agenda já foi organizada para acolher a padroeira nas comunidades que seguirá animando e abençoando os fieis durante a procissão, consagração e missa nas paróquias. Trata-se de um momento oportuno e de renovação da fé, tendo em vista a atual situação de fragilidade do nosso estado, imbuída em uma onda de violência e desrespeito à vida.  A chegada de Nossa Senhora Aparecida representa um impulso, para que sob a sua intercessão possamos ter um novo olhar e tudo possa ser transformado a partir de nossas atitudes.

O V Congresso Nacional se construirá a partir do Tema: ‘Cáritas: Pastoralidade e Transformação Social’, e lema: ’60 anos de Solidariedade Libertadora’. Tem entre os objetivos, celebrar os 60 anos de caminhada da instituição em defesa da vida; compreender os desafios para a construção de um projeto popular para a sociedade brasileira como um todo e realização da Feira de Economia Solidária, bem como a Avaliação das Ações no Quadriênio 2012-2015.

caritas 60 anosDurante o evento, oficinas temáticas irão integrar a programação além da mostra de trabalhos e produção literária e visual das dioceses e rodas de conversa que irão refletir sobre as Mulheres e a Equidade de Gênero, Infância, Adolescência e Juventude e a Convivência com o Semiárido.

Outras informações

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Site Institucional: http://caritas.org.br/quem-somos-e-historico

comentário