A Igreja de São José Operário ficou pequena. Centenas de fiéis participaram da celebração que marcou a reinauguração da casa de oração que agora conta com maior espaço para abrigar os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Localizada na Rua Gabriel Ferreira, na Vila Operária, zona norte de Teresina, a Igreja passou por reforma que teve início em julho de 2014. Climatizada e com nova estrutura de som, o complexo ganhou a capela do Santíssimo, novos banheiros e a loja com venda de produtos para devotos também cresceu. Hoje a capacidade da Igreja é para cerca de 900 fiéis.
Para o pároco da Igreja, padre Carlos Alberto o momento é de agradecimento. “A gente se alegra. Eu lembro aqui Dom Helder: Sonho que se sonho só é só sonho. Sonho que se sonho junto é realidade. Tudo foi pensado com o objetivo de atender as necessidades e contando com a colaboração estamos devolvendo para o povo aquilo que foi sonhado.”
Passados mais de 5 décadas a Igreja de São José Operário se tornou um dos mais espaços de oração mais visitados e freqüentados de Teresina. Com um território Paroquial que abrange 6 comunidades no entorno da Igreja Matriz, na Vila Operária, a Paróquia de São José Operário é administrada pelos padres Redentoristas e está vinculada à Vice-Província de Fortaleza. Em sua estrutura, além das 5 capelas instaladas nas comunidades e da Igreja Matriz , também está o Centro de Formação São José Operário e a Casa Paroquial que abriga os missionários redentoristas.
A Paróquia de São José Operário foi fundada em 1 de Maio de 1957. Pertencia ao território de Nossa Senhora do Amparo e foi elevada a categoria de Paróquia pela provisão de Dom Avelar Brandão Vilela.
Hélio de Sousa que é integrante da pastoral da comunicação da Paróquia São José Operário comemora as conquistas após as intervenções e reforça que toda a reforma foi financiada pelos paroquianos. “Nós somos uma Igreja que existe a mais de 5 décadas e ao longo dos anos foi aumentando o número de fiéis que participam das novenas de nossa Senhora. Fomos percebendo a necessidade de melhorar os espaços aos devotos. E agora atingimos essa meta. Estamos felizes por entregar para comunidade essa grande obra”explica.
Para administradora Vanda que veio da Paraíba, a Igreja de São José Operário, na Vila Operária, foi o lugar de encontro com Deus.
“Eu gosto muito de participar de todas as celebrações. Amo estar aqui. Isso é um momento de paz. Faz-me muito bem.”
Já para o teresinense e funcionário Público Leonardo Rêgo o dia é de contemplação. “Os fiéis de Teresina estão de parabéns. Brilhante o trabalho que fizeram para que tivéssemos um templo mais acolhedor. Teresina inteira procura aos pés de Nossa Senhora contemplar e vivenciar a sua fé de forma carinhosa” reforça.
A celebração de reinauguração da Igreja foi presidida por Dom Jacinto Brito arcebispo de Teresina que citou simplicidade nas missas justificando o tamanho do público que agora está de casa nova.
“Se há um lugar de encontro com Deus esse lugar é a Igreja da Vila Operária. Teresina sente aqui a sua casa. Parabéns aos padres redentoristas. A beleza também nos conduz a Deus. Que a casa de oração renovada renove a sua comunidade.”
Com apresentação da Orquestra Sinfônica ao final da celebração a programação continuou no domingo (23) pela manhã onde a comunidade realizou a abertura dos festejos com a II caminhada dos Devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Por Vera Alice Brandão