A Rota 300 é um projeto que foi idealizado para comemorar a marca dos 300 anos, desde que foi localizada a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, em 1717. Padroeira do Brasil e reconhecida como a mãe de todos os filhos de Deus, a imagem vai percorrer até o ano de 2017 diversas cidades e capitais do País. E o Estado do Piauí está sendo o destino do projeto Rota 300 desde a última quinta-feira (01). Após chegar a Teresina e ser acolhida na Capela do 25° BC (Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus ), onde pernoitou, a programação do dia seguinte começou cedo. As 9:00 da manhã a imagem seguiu para a Catedral – Igreja de Nossa Senhora das Dores. Durante um dia inteiro os fiéis da capital tiveram a oportunidade de vê-la e tocá-la.
No sábado (03), a peregrinação seguiu rumo ao interior do Piauí. A primeira parada foi na Gruta da Betânia, na BR-316 – km40, onde foi recitado o Santo Terço. A Gruta fica localizada no Município de Lagoa do Piauí. Em seguida a comitiva seguiu para a cidade de Água Branca onde foi recebida por milhares de fiéis e devotos. A procissão teve como destino a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A imagem foi acolhida com uma calorosa salva de palmas. Uma missa foi celebrada pelo padre Deodato Felipe da Costa e concelebrada pelo Padre Francisco Borges (coordenador da peregrinação no Piauí) e o padre redentorista Erivelton (Santuário Aparecida do Norte).
De Água Branca para a cidade de Barro Duro que fica localizada há 98 km de Teresina, na região do médio Parnaíba. Lá a imagem também foi venerada por católicos que se emocionaram. Por volta das 16:00 o ícone de Nossa Senhora passou pela cidade de Passagem Franca. Apesar do sol e do forte calor crianças, jovens, adultos e idosos se misturaram em meio à multidão para admirar a imagem da Santa.
Já era quase noite quando os valencianos receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Desde muito cedo centenas de pesoas já aguardavam a imagem no Adro da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição. Ao chegar no portal de entrada da cidade deu-se início a uma carreata. A imagem peregrina foi acompanhada por fiéis a pé, em motos ou carros. A emoção tomou conta da cidade. Após ser acolhida a imagem foi levada para a Igreja de São Francisco onde foi celebrada a Santa Missa.
O segundo dia de peregrinação começou às 6:30h da manhã. A comitiva deixou a cidade de Valença rumo ao município de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 km de Teresina. Desde as primeiras horas da manhã do domingo (04) fieis e devotos já esperavam no novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. O momento não poderia deixar de ser especial já que a cidade possui o terceiro santuário mais visitado do país. São 200 mil romeiros que passam por lá, todos os anos.
Caravanas de diferentes cidades lotaram a sede da Igreja original e o novo Santuário. Uma passeata se formou para subir a ladeira que dá acesso à Igreja no alto do Morro.
Já era noite quando a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou à cidade de Monsenhor Gil, na Paróquia Menino Jesus. A praça da Igreja foi decorada e um palco foi montado em frente à casa paroquial. Era por volta de 18:00 quando a alegria tomou conta dos fieis. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida com cânticos, orações e muita devoção. Lá a imagem pernoitou. Nessa manhã (05) a comitiva seguiu para a cidade de União.
Por Vera Alice Brandão
Fotos: Mário Jorge