O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu celebração de acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nesta sexta-feira (02). A missa foi realizada na catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores e reuniu uma multidão de fiéis.
“Sempre fui devota, mas nunca tive a oportunidade de ir visitar Nossa Senhora em São Paulo. Saber que ela estava aqui, tão perto, foi tão emocionante é impossível de não se emocionar. Eu tive que vir. Perto dela, eu vou pedir proteção para as famílias, principalmente para os nossos filhos”, disse a professora Socorro Carvalho.
A celebração foi transmitida para todo o Brasil através de parceria com a TV Aparecida e retransmitida pela TV Meio Norte. A presença da imagem peregrina em nossa Arquidiocese integra o projeto Rota 300. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai passar, até o ano de 2017, por todas as capitais brasileiras. Na data, vão ser comemorados os três séculos desde que pescadores encontraram a imagem no rio Paraíba, no Estado de São Paulo.
“E estar perto de Nossa Senhora neste momento é muito especial. Meu pai sempre me consagrou e entregou minha vida e minha saúde nas mãos da Nossa Mãe. Agora, o mínimo que posso fazer é vir agradecer e louvar a ela. É claro, que também tenho meus pedidos, mas o principal, agora é por paz”, conta o estudante Paulo Pinheiro, de 19 anos.
Durante a celebração também ocorreu a benção de um punhado de terra colhido no último dia 28 , no bairro Poti Velho. O solo teresinense vai ser levado para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O material vai ser utilizado na confecção da nova coroa jubilar pelos 300 anos de encontro da imagem.
“Esse é um fato muito especial. Acredito que assim, com a terra de Teresina fazendo parte da coroa de Nossa Senhora, estaremos mais próximos de Jesus Cristo. É um momento bastante especial que apenas reascende a fé dos teresinenses e de toda nossa Arquidiocese” , avalia o vigário-geral, padre Toni Batista.
De Teresina, a imagem peregrina seguiu para visitas nos municípios de Água Branca, Valença, Santa Cruz dos Milagres, Monsenhor Gil e União. Após passar por essas cidades, a imagem retorna a Teresina e cumpre agenda de visitas em diversas paróquias, retornando ao Santuário de Aparecida no dia 13 de outubro, após participar da missa e procissão da 9ª Festa da Mãe de Deus, no dia 12, a partir das seis da manhã.
Por Lívio Galeno