Dona Maria do Amparo tem 64 anos e é devota de Nossa Senhora Aparecida. Moradora do bairro Poty Velho, se orgulha em saber que a terra do local onde reside vai compor a coroa jubilar da imagem, em Aparecida – SP. Devota da padroeira do Brasil, a professora aposentada explica que a santa foi a inspiração para criação de um grupo de oração a qual ela integra.
“É uma honra para nós saber que a terra do bairro onde vivemos vai compor a coroa jubilar da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Integro um grupo de oração que foi inspirado em Nossa Senhora Aparecida. Fazemos visitas domiciliares e ficamos felizes essa semana ao saber que depois de termos entregue uma imagem de Nossa Senhora Aparecida a uma paciente doente, a mesma passa bem após ter sido submetida a uma cirurgia. Isso é uma graça alcançada através de Nossa Senhora”, comemora.
A terra para compor a coroa da imagem jubilar será retirada de todas as capitais por onde a imagem passar até o ano de 2017, quando se celebra os 300 anos de localização da imagem no Rio Paraíba.
Para o historiador e professor Fonseca Neto, a escolha do local é justa. Foi no Bairro Poty Velho onde foi erguida a primeira Igreja de Teresina. “A escolha do local justifica. A Igreja Nossa Senhora do Amparo é a primeira de Teresina. Foi aqui onde tudo começou. A população nativa se reuniu e escolheu, às margens do Rio Poti, o local para erguer o primeiro prédio católico” explica o professor.
Para o Vigário Geral de nossa arquidiocese, Padre Tony Batista, o recolhimento da terra é simbólico. “É um gesto que coroa os 300 anos. Devemos nos orgulhar. A terra piauiense vai compor a coroa daquela que é mãe de todos nós. Aproveito esse momento para convidar todos os fiéis para a 9° edição festa da Mãe Deus, que esse ano será especial, já que a imagem de Nossa Senhora Aparecida chega ao Estado no próximo dia 1º de outubro e ficará em solo piauiense por 12 dias” reforça.No local onde de onde foi retirada a terra, foi plantada uma muda de caneleiro, árvore símbolo de Teresina.
No dia 2 de outubro, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito vai celebrar uma missa de benção do Punhado de Terra. Além de algumas paróquias da capital a imagem irá visitar ainda cidades do interior do Estado. De acordo com o padre Francisco Borges, coordenador da peregrinação “toda a comunidade deve participar. Será um momento especial. Os piauienses da capital e do interior vão poder chegar perto da imagem. Ela ficará exposta em algumas paróquias da capital, mas também irá a cidades do interior” finaliza.