Casais de Paróquias e Foranias de diferentes regiões do Estado realizam no dia 27 de setembro uma vasta programação, para comemorar os 40 anos de implantação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) no Piauí. Será no ginásio do colégio São Francisco de Sales – Diocesano, a partir das 8h da manhã.
Rômulo César é casado com Dona Felicidade Soares há 13 anos e desses, 12 são dedicados a vivência matrimonial no Encontro de Casais com Cristo na Paróquia São Joaquim, no bairro São Joaquim, zona norte da cidade. Rômulo vai participar das comemorações e reforça que está engajado no movimento, que é um serviço da Igreja Católica, e visa o fortalecimento da relação conjugal: “É ter a oportunidade de vivenciar experiências que possibilitem o amadurecimento. Aprendemos o verdadeiro papel da família na Igreja e dentro da sociedade. É um despertar para a nossa missão como cristão e servo do Senhor” explica.
De acordo com a organização, a programação vai iniciar com a palestra sobre os 40 anos do ECC no Estado. Será feito um histórico desde o surgimento do movimento que foi liderado pelo Padre Carvalho, no ano de 1975, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Vermelha, com 32 casais, até uma abordagem contemplando os dias atuais onde o serviço é oferecido em todas as dioceses do Piauí. De acordo com o organizador do evento, Caetano Neto “iremos valorizar ainda uma história de serviços prestados a valorização da família piauiense. O ECC prega a vivência cristã de seus filho e a justiça social” pontua.
Na programação, além das palestras, estão previstos momentos de animação, sócio-drama a ser interpretado por filhos de casais que pertencem ao movimento e, para encerrar, será celebrada uma missa presidida pelo Vigário Geral, Padre Tony Batista. De acordo com a equipe de organização são esperados para o momento festivo cerca de 600 casais.
E para quem tem interesse em participar do ECC no Piauí é necessário se informar na sua paróquia sobre quando serão realizados os encontros. O pároco e as equipes dirigentes do serviço de ECC devem ser acionados para que o casal interessado preencha uma pré-ficha de inscrição. Após essa etapa o histórico deles seja analisado e, a partir de uma confirmação da equipe, marido e esposa passam a participar de reuniões e formações. Após esse momento o passo seguinte é o casal estar apto a colaborar com os movimentos e ações sociais da sua Paróquia.
De acordo com Caetano Neto, que é casado com Ileda e há 14 anos integram o ECC na paróquia Cristo Libertador, existe um antes e um depois da experiência no ECC. “Antes não temos noção do que é ser Igreja, do que é viver em comunhão. Sabemos que para sobreviver é necessário viver em comunidade. Recebemos um chamado do Pai para sermos agentes da Justiça Social por isso é que eu quero convidar os casais do ECC para esse momento de comemoração de um serviço que é ferramenta de evangelização e que contribui para o fortalecimento das famílias” finaliza.
Por Vera Alice Brandão