A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste 4, promoveu ontem (17) a solenidade de entrega do prêmio do Concurso de reportagem “Arcanjo Gabriel”. A iniciativa surgiu após a Igreja instituir o dia mundial das comunicações. Em todas as Dioceses a ação foi realizada com o propósito de incentivar os meios de comunicação a trabalhar o tema sugerido pela Igreja Católica em todo o mundo ao longo do ano de 2015 que é família.
O tema do concurso foi: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. A festa de premiação, uma parceria com a Arquidiocese de Teresina foi realizada no auditório Monsenhor Mateus, na sede do Edifício Paulo VI.
Para o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito a “Igreja tem a missão de influenciar e estar em sintonia com as orientações de reflexão por parte do nosso Papa Francisco. E no nosso planejamento de ação missionária o tema família foi sugerido como reflexão para todas dioceses. Acompanhando o momento atual que vivemos, testemunhamos que as vezes a família está tendo uma imagem deturpada da sua verdadeira fisionomia” explica.
A grande vencedora da noite foi a radialista Dalva Muniz, colaboradora da Rádio Verona e formada em rádio pela Escola de Formação técnica Conrádio que conquistou o 1° lugar com a melhor produção jornalística. Para Dalva “além do certificado, troféu e a premiação em dinheiro há uma gratificação de poder contribuir com o trabalho de evangelização que também é minha missão como cristã” pontua
Dalva Muniz nasceu na cidade de Regeneração, interior do Piauí, mas veio morar em Teresina onde constituiu família. Membro da Paróquia Santa Luzia, no bairro Promorar, na zona sul de Teresina a radialista revela que esse é também um momento de consagração e de reconhecimento do seu trabalho que tem como missão principal levar a palavra de Deus e contribuir para o fortalecimento da fé e da comunidade a qual pertence. “Não estou apenas comunicando estou evangelizando. Isso que me move! Lembro-me que na minha caminhada de comunicadora iniciei com um programa de cinco minutos. Olhando pra trás e alcançando essas conquistas vejo que estou no caminho certo. Promover a comunicação através da Igreja é compartilhar conhecimento” emociona-se.
O concurso contemplou as categorias rádio, TV e jornal impresso e portais de notícia.
Para o Padre Luis Eduardo Bastos, secretário executivo da Conferência nacional dos Bispos do Brasil, CNBB regional Nordeste 4 o concurso é um incentivo de promover junto aos meios de comunicação a temática da família. “Abordando esse tema priorizamos a criatividade, originalidade e a fidelidade ao tema. Nosso objetivo é evidenciar que vale a pena trabalhar na promoção da família uma vez que a imagem da família precisa desse apoio no reconhecimento dos valores morais. As mídias têm essa missão de valorização da família cristã. Fazemos votos de que aqueles foram agraciados possam cada vez mais valorizar a instituição família” reforça.
Para participar do concurso foi exigido dos participantes o registro profissional da área de comunicação. As matérias concorrentes foram exibidas nos veículos de comunicação até o último dia 2 de setembro. Para ouvir a reportagem vencedora acesse o link abaixo.
Por Vera Alice Brandão