O Papa João Paulo II disse que “a catequese é a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) “no centro da catequese encontramos essencialmente uma pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai”.
E como é no mês de agosto que a Igreja Católica comemora o mês das vocações, no último domingo desse mês se reserva para comemorar o dia do catequista. E para promover a confraternização entre aqueles que têm a missão de conduzir ao amor do Pai e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade uma missa será realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h, no domingo, a ser celebrada pelo Vigário Geral, padre Tony Batista. Após a celebração todos os presentes vão participar de uma confraternização no salão paroquial.
Para o coordenador da pastoral de catequese, Edmilson Alves a finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo. Tem por objetivo fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. “Sabemos que é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus integrantes para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o dar catecismo. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, independente da idade” explica.
Para ser catequista, de acordo com Edmilson Alves, é necessário ser batizado. “Como a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, ela é dinâmica, é sistemática e permanente, por isso durante toda a sua vida o catequista deve ser uma referência em oração, e o grande incentivador de seus catequizados. O catequista tem esse dever de levar o catequizando a compreender a necessidade desse encontro pessoal com Deus na oração. Quem não tem um contato diário com Deus na oração, não é capaz de compreender a própria missão que está no coração do pai” reforça.
Graça Freire é catequista há 20 anos e diz que já nasceu vocacionada para a catequese. “Depois de crismada assumi essa missão cristã. Ser catequista é se encontrar com Jesus Cristo. A catequese é uma troca de experiências; é um testemunho da vida cristã em comunidade” explica.
E para quem tem interesse em se tornar um catequista, os encontros de formação são viabilizados através da Arquidiocese que mantém a escola de Catequese. Se informe em suas paróquias. Para mais informações ligue: 2106-2650.
*ORAÇÃO DO CATEQUISTA:
Senhor, tu me chamaste a ser catequista na tua Igreja nesse imenso Brasil, na tua comunidade que também é minha. Tu me confiaste a missão de anunciar a tua palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar, pela minha própria vida, os valores do evangelho. Recuo diante do teu chamado. É pesada, Senhor, a minha responsabilidade. Mas, se me escolhestes confio na tua graça. Caminharemos juntos, Senhor, tu, apoiando-me, iluminando-me; eu, colocando-me à tua disposição, à disposição da tua Igreja, preparando-me, atualizando-me sempre mais para servir melhor o teu povo. Faze-me teu instrumento para que venha o teu reino, reino de amor e paz, de fraternidade e justiça, reino, onde Deus será tudo em todos. Amém.
Por Vera Alice Brandão