No último sábado, 15 de fevereiro, catequistas, padres, diáconos e religiosos das mais diversas unidades pastorais participaram da Assembleia Arquidiocesana de Catequese, realizada no auditório Paulo VI. Com o tema “Plano de Pastoral Sinodal Arquidiocesano a Serviço da IVC” e o lema “Catequese, juntos em busca de esperança, comunhão e renovação espiritual”, o encontro foi um espaço de formação, planejamento e partilha, consolidando a missão evangelizadora da Igreja por meio da Iniciação à Vida Cristã (IVC).
A programação se estendeu ao longo do dia e reforçou o compromisso dos catequistas com o novo Plano de Pastoral Sinodal Arquidiocesano. Segundo a coordenadora arquidiocesana de Catequese, Dorinha Souza, a Assembleia permitiu que os catequistas tivessem uma compreensão mais profunda sobre o plano e assumissem um papel essencial em sua implementação nas paróquias.
“O novo Plano de Pastoral preza pela evangelização através da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Com essa Assembleia, os catequistas passam a ter uma visão mais clara do que a Arquidiocese propõe para os próximos anos. Eles se tornam agentes fundamentais para levar essa proposta adiante em suas comunidades”, afirmou.
A edição deste ano também teve um número maior de inscritos, refletindo o interesse e o engajamento tanto do clero, quanto da comunidade. “Nosso arcebispo esteve presente durante toda a manhã, acompanhado por vários sacerdotes. Isso demonstra o apoio do clero ao trabalho catequético. Essa nova dinâmica fortalece a relação entre a coordenação e o clero, facilitando ainda mais a missão catequética”, pontuou a coordenadora.
Para o assessor eclesiástico da Catequese, padre Klebert Viana, o encontro foi fundamental para alinhar os trabalhos com o novo Plano de Pastoral Sinodal. “Nós conseguimos reunir uma grande quantidade de catequistas e coordenadores para avaliar, dialogar e aprofundar a compreensão sobre o nosso plano. A importância dessa assembleia está justamente na presença e no ‘sim’ desses agentes pastorais, o que demonstra o desejo de caminhar em unidade com a Arquidiocese na implementação do Plano de Pastoral”, destacou o sacerdote.
Durante a Assembleia, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC), tema abordado na palestra ministrada por André Nilton, membro da comissão arquidiocesana da IVC na Arquidiocese de Teresina.
Ele destacou a necessidade de manter a IVC como base da ação evangelizadora da Igreja, revisitando documentos essenciais do magistério, como o Diretório para a Catequese e as orientações do Papa Francisco. “A Iniciação à Vida Cristã é um tema consolidado, mas que precisa ser continuamente renovado. Nossa missão é garantir que esse processo seja vivenciado de forma eficaz e coerente com a missão cristã”, explicou.
Catequistas avaliam iniciativa para a continuidade do trabalho pastoral
O momento foi um importante espaço de aprendizado e troca de experiências. Maria Alice, coordenadora da Pastoral da Catequese na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Dirceu II, destaca como o evento contribui para sua missão de evangelização. “Desde a Assembleia do ano passado, já vínhamos adaptando alguns pontos na nossa atuação como catequistas. Como formadora do Conselho Paroquial, meu objetivo é absorver o máximo de conhecimento possível para repassar às equipes da paróquia. Queremos ampliar essas mudanças para toda a comunidade”, explicou.
Já Rogério Ribeiro, catequista da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Esplanada, afirmou que embora o Plano de Pastoral não seja um conceito novo, seu aprofundamento tem sido uma experiência transformadora. “O Plano de Pastoral está sendo apresentado de uma maneira que nos permite compreendê-lo melhor. Muitas dúvidas que tínhamos estão sendo esclarecidas aqui, o que facilita a implementação da Iniciação à Vida Cristã de forma mais eficaz em nossas comunidades”, concluiu.