Na manhã deste domingo, 2 de fevereiro, a Área Pastoral Santa Clara foi elevada à Paróquia sob a invocação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com a transferência da sede paroquial da Comunidade Santa Clara, no bairro Real Copagre, para a Comunidade Imaculada, localizada no bairro Aeroporto.
Na ocasião, aconteceu a posse canônica do padre Francisco Otaniel como o primeiro pároco desta unidade pastoral durante celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques, concelebrada pelo clero arquidiocesano, e com a marcante presença dos fiéis.
A celebração marcou um novo tempo de graça para a comunidade, que agora contará com uma paróquia própria, fortalecendo os serviços pastorais e ampliando a evangelização na região. A Paróquia N.S Imaculada Conceição será composta pelas seguintes comunidades: Imaculada Conceição (Matriz), Santa Clara (Real Copagre) e Nossa Senhora Aparecida (Memorare).
Padre Francisco Otoniel recebe a nova missão com entusiasmo e um profundo senso de compromisso. “Recebo com muito carinho e amor essa nova experiência, que será um aprendizado tanto para mim quanto para o povo. O coração se enche de gratidão a Dom Juarez e à Igreja de Teresina por confiar a mim essa missão. Caminhando com o Senhor, iremos aprender e buscar fazer o melhor nessa nova jornada”, afirmou.
Sobre os desafios e objetivos da nova paróquia, o sacerdote ressaltou a importância da comunhão e da unidade dentro da Igreja. “Meu principal compromisso será fortalecer a comunhão e a unidade da comunidade. Assim como já fazia antes, quero continuar promovendo um ambiente onde todos se sintam parte ativa da Igreja, tornando-a uma verdadeira comunidade de comunidades”, acrescentou.
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destacou que a elevação da paróquia foi realizada em resposta ao pedido da comunidade e com o apoio de todo o clero, por meio do Conselho Presbiteral do Colégio de Consultores. Ele também ressaltou que este momento representa o contínuo crescimento de uma comunidade tradicional, que, anteriormente vinculada à Paróquia da Santíssima Trindade, foi moldada por pessoas que marcaram sua história ao longo dos anos.
“Ao se tornar paróquia, celebramos um dia significativo. Desejamos que possamos caminhar firmes na fé e na esperança, inicialmente sob a orientação do nosso pároco, o padre Otoniel. Também agradecemos aos coordenadores das pastorais e dos conselhos, para que aqui se faça sempre mais o Reino de Deus”, disse Dom Juarez.
Fiéis Celebram a Elevação Canônica
Durante a cerimônia, além da nomeação e posse do novo pároco, ocorreu a bênção e consagração do espaço da igreja. Para os fiéis presentes, o momento foi de grande significado, como relatou Maria Amélia dos Reis, que frequenta a comunidade desde a década de 70. Ela relembrou o processo de formação e os desafios enfrentados ao longo dos anos.
“A comunidade começou com uma capela simples, e o trabalho foi avançando até que a estrutura da comunidade se consolidou. Todos os que participavam tinham uma força de vontade imensa, por isso seguimos firmes”, contou.
A paroquiana Espírito Santo compartilhou suas expectativas para o fortalecimento da paróquia: “Espero que a paróquia cresça ainda mais do que já cresceu. Quando cheguei, a igreja era muito simples e faltava padre. Mas, com o tempo, quando o padre Nilton chegou, iniciou uma nova fase de construção. Ele mesmo disse que a igreja estava pronta para se tornar uma paróquia, e hoje esse sonho se concretizou”, concluiu.
Ao final da celebração, a comunidade prestou homenagens a seu novo pastor, com mensagens e a entrega de lembranças.