Na última sexta-feira, 22 de novembro, o Apostolado da Oração da Catedral de Nossa Senhora das Dores comemorou seus 125 anos de atuação na Arquidiocese de Teresina com uma programação especial. O evento incluiu momentos de formação e espiritualidade conduzidos pelo Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (AO e MEJ), padre Eliomar Ribeiro, além da celebração em Ação de Graças pelos 125 anos do movimento e Festa de Santa Cecília.
Padre Eliomar expressou sua alegria em retornar à cidade, onde viveu momentos marcantes de sua trajetória. “Voltar a Teresina é sempre uma grande alegria para mim, pois vivi aqui dois anos e meio da minha vida. Foi uma experiência muito bonita, especialmente por acompanhar a juventude do apostolado”, relembrou.
Durante o encontro, ele abordou a história e a missão do Apostolado da Oração, destacando sua relevância ao longo dos anos. “O apostolado tem 180 anos no mundo, 153 anos no Brasil e 125 anos aqui em Teresina. Isso é um marco! Ele permanece relevante porque a oração é sempre necessária. Costumo dizer que a oração é como o azeite que unge as juntas, mas que também unge as pastorais, os movimentos e toda a vida da Igreja”, afirmou o sacerdote. Ele também enfatizou a importância da oração como ato de entrega, que transforma vidas e fortalece a missão evangelizadora.
Maria da Penha Leite, presidente do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Teresina, celebrou a importância da data. “É uma alegria muito grande para todos nós. Hoje, estamos reunidos para festejar 125 anos de história. O que torna esse momento ainda mais especial é a presença do nosso diretor nacional, padre Eliomar”, destacou.
Alzerina Pinho, coordenadora do Apostolado na Catedral de Teresina, ressaltou a contribuição de padre Eliomar para a revitalização do movimento. “Ele chaminha conosco há mais de 10 anos e acompanhou de perto a recriação do Apostolado da Oração e o chamado para nos tornarmos a Rede Mundial de Oração do Papa. Embora o carisma seja o mesmo, a forma de vivê-lo evoluiu, e ele tem sido essencial para esclarecer essas mudanças ao longo do tempo”, explicou.
Já o jovem Rafael Pinheiro, membro do apostolado há dois anos, destacou o significado do momento para a sua caminhada espiritual. “É muito importante contar com a presença do nosso diretor nacional neste contexto. Como ele mesmo disse, não é todo grupo que alcança 125 anos de história em uma arquidiocese. Isso nos dá ainda mais orgulho de celebrar este marco”, afirmou.
O evento encerrou com uma confraternização durante a Quermesse de Santa Cecília, que incluiu o corte de um bolo comemorativo. A celebração reforçou a importância do Apostolado da Oração como um espaço de unidade e fé, que ao longo de mais de um século tem contribuído significativamente para a vida da Igreja de Teresina.