Na noite do último sábado (05), aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Dores a Santa Missa de posse da nova coordenação arquidiocesana do Apostolado da Oração, movimento católico de leigos dedicado à santificação pessoal e intercessão pela Igreja. A celebração, iniciada às 19h, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, marcando o início de um novo ciclo para o Apostolado na Igreja de Teresina.
Com o apoio espiritual do padre Gonçalo Teixeira, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Demerval Lobão (PI), a nova coordenação será liderada por Penha Cordeiro, que assume a missão com grandes expectativas. “Com a proximidade do Ano Jubilar em 2025, nossa prioridade será intensificar a evangelização e a missão, especialmente com foco nas foranias e no trabalho junto ao Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus”, enfatizou.
Ao comentar sobre sua nomeação, a nova coordenadora revelou que já esperava o chamado, pois seu nome estava entre os indicados. “Me sinto chamada por Deus para esta missão, que é desafiadora, mas aceitei com fé. Meu objetivo é continuar o trabalho deixado por Matheus Nunes, que entregou o apostolado bem estruturado”, acrescentou.
Padre Gonçalo, novo diretor espiritual, também expressou sua alegria ao assumir o cargo. Para ele, o movimento que recentemente completou 125 anos de atuação na Arquidiocese de Teresina, é fundamental para a Igreja. “O Apostolado da Oração tem a missão de levar a misericórdia de Jesus aos corações. Eu mesmo sou fruto dessa vocação, graças ao acompanhamento que recebi em minha cidade natal, Água Branca”, recordou.
O sacerdote também destacou que a transição de liderança no apostolado reflete uma dinâmica saudável dentro da Igreja, que permite a continuidade da missão de Cristo ao longo das gerações.
Dom Juarez Marques, expressou suas expectativas em relação à nova coordenação, já que segundo ele, o movimento é uma bênção para a Igreja, sendo uma presença evangelizadora e orante, especialmente em tempos de poucos sacerdotes. O arcebispo reforçou a importância do grupo na vida da Igreja, ressaltando sua atuação junto aos leigos e leigas, e o seu papel de apoio às comunidades.
“O principal objetivo dessa nova coordenação é manter a comunhão e a sinodalidade, características reforçadas pelo Papa Francisco ao instituir o Apostolado como uma rede mundial de oração pelo Papa. Esse grupo também realiza um belíssimo trabalho orante, que está sempre em sintonia com a escuta da Palavra de Cristo”, disse.
Para Anderson Abreu, coordenador da tesouraria, a nova gestão pretende motivar os membros do movimento através da escuta e do acolhimento. “Nosso foco será entender a realidade de cada centro, tanto urbano quanto rural, e realizar visitas periódicas para ouvir as necessidades de cada local. A partir desse diálogo, poderemos construir um plano de ação que atenda às demandas do Apostolado”, concluiu.
Conheça a nova coordenação do Apostolado da Oração:
Diretora – Presidente: Maria da Penha F. Leite Cordeiro;
Vice – Presidente: Euliana Nery de Castro;
1ª Secretária: Yolanda da Costa e Silva Frazão;
2ª Secretária: Flávia de Jesus Lima A. Freitas;
1º Tesoureiro: Anderson Silva Abreu;
2ª Tesoureira: Keila de Carvalho Martins