Na manhã desta terça-feira (10), a Cáritas Arquidiocesana de Teresina realizou sua Assembleia Eletiva no Centro de Pastoral Paulo VI, elegendo a nova diretoria para os próximos quatro anos. O encontro foi conduzido pelo vigário episcopal pela Ação Sociotransformadora, padre Tony Batista, e, na ocasião, Dom Juarez Marques foi oficialmente empossado como presidente da entidade, fortalecendo ainda mais a missão social da Igreja.
Fundada em 1969 por Dom Avelar Brandão Vilela, a Cáritas Arquidiocesana de Teresina nasceu com o objetivo de ser um sinal de esperança e de serviço aos mais pobres e necessitados nas cidades que compõem esta Igreja Particular. Hoje, a entidade se firma como o braço caritativo da Arquidiocese, atuando em diversas frentes de promoção social e amparo aos marginalizados.
O arcebispo metropolitano destacou a relevância da entidade na integração das iniciativas sociotransformadoras da Igreja local. “Estamos em um momento histórico em que integrar, alternar e dar continuidade às ações sociais é fundamental. Queremos continuar esse serviço, renovando e adaptando nossas atividades às novas realidades sociais e contextos governamentais, sem perder de vista a missão de cuidar dos mais necessitados”, afirmou Dom Juarez.
O Diácono José Ângelo, que assume a vice-presidência da Cáritas Arquidiocesana, também expressou sua alegria e compromisso ao assumir o cargo. Ele enfatiza que será um novo desafio em sua trajetória de mais de 12 anos como ministro ordenado. “O diácono tem a tríplice função de atuar na liturgia, no altar e, principalmente, na caridade. A Cáritas me oferece a oportunidade de continuar fazendo o que mais gosto: servir aos pobres”, ressaltou.
Lucineide Rodrigues, que presidiu a Cáritas nos últimos anos, manifestou seu sentimento de gratidão ao deixar o cargo. “Sou muito grata à Igreja de Teresina e a Dom Juarez pela confiança ao longo desse período. Continuarei contribuindo como secretária executiva e com projetos, sempre em apoio à nova diretoria”, declarou. Ela também reforçou a importância do programa de voluntariado da entidade, convidando aqueles que desejam participar: “Quem quiser se colocar a serviço como voluntário pode nos procurar no Edifício Paulo VI, de segunda a sexta-feira”.
Os eleitos, assumirão os cargos ao qual foram designados pelos próximos quatro anos. Com essa nova composição, a Cáritas Arquidiocesana de Teresina reafirma seu compromisso de ser um instrumento de transformação social, oferecendo suporte e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Conheça a nova diretoria 2024-2028:
Diretor Presidente: Dom Juarez Marques;
Vice-presidente: Diácono José Ângelo como Vice-presidente;
Primeiro Tesoureiro: José Osmar;
Segundo Tesoureiro: Padre Geneilson Bezerra;
Primeira Secretária: Aline de Araújo;
Segunda Secretária: Jovenilde Alves;
1º Conselheiro Fiscal: Raimundo Nonato Reis;
2º Conselheiro Fiscal: Tiago Bacelar;
3º Conselheiro Fiscal: Epitácio Pantalião;
1º Suplente do Conselheiro Fiscal: Dannilo Monteiro
2º Suplente do Conselheiro Fiscal: Francisco Gerson Barbosa