Nos dias 03 e 04 de agosto, a Comissão de Liturgia promoveu o Encontro Arquidiocesano de Liturgia, no Salão Paroquial da Igreja de Fátima, abordando o tema “O RICA: Catequese e Liturgia no processo catecumenal a serviço da IVC”. O evento foi conduzido pelo Padre Wagner Carvalho, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Voltado para agentes pastorais da catequese e liturgia, o encontro teve como objetivo aprofundar o conhecimento e fortalecer a fé no processo de Iniciação à Vida Cristã. A programação incluiu momentos de oração, palestras e noite cultural, promovendo uma maior integração entre os participantes.
O Padre Wagner Carvalho destacou que a formação buscou refletir sobre a união entre a transmissão da fé e a celebração litúrgica, abordando questões práticas como a continuidade da participação dos fiéis após a catequese e a colaboração entre os grupos nas comunidades pastorais. “Nosso foco é resgatar o RICA, um documento litúrgico pouco utilizado, tornando-o um instrumento para estreitar a relação entre a catequese e a liturgia, fortalecendo a vivência comunitária da fé”, explicou.
Ele ainda enfatizou a importância do encontro para os participantes, que estão diretamente envolvidos nas atividades pastorais diárias. A qualidade desses serviços está ligada à qualidade da catequese, que deve ser um processo de formação permanente da fé. “Essa mudança de mentalidade promovida pela Arquidiocese de Teresina busca uma sintonia maior entre a formação dos presbíteros, catequistas e equipes de liturgia, visando celebrar bem, conhecer bem e transmitir a fé de forma eficaz para as futuras gerações”, completou.
O coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Padre Genival Lima, ressaltou que o principal objetivo do encontro é sensibilizar os participantes da catequese, liturgia e outros movimentos pastorais para a Assembleia Arquidiocesana de 2024. Ele expressou sua alegria com a adesão das pessoas à causa, em comunhão com o arcebispo metropolitano, e o clero. “Queremos integrar os participantes a partir do RICA, que é um documento crucial para a liturgia e a catequese na história da Igreja, superando o descompasso entre liturgia e catequese, que são os dois pulmões da Igreja, para testemunharmos uma igreja verdadeiramente sinodal”, concluiu.
Os participantes compartilharam suas experiências durante o encontro. A professora Maria Rita destacou a importância de eventos como este para renovar e fortalecer os líderes das pastorais, especialmente os coordenadores de catequese. “É fundamental estarmos sempre nos atualizando e fortalecendo nossa fé para sermos exemplos e espelhos para a comunidade. Viver e transmitir a mensagem de Cristo é uma missão linda e uma grande graça”, afirmou.
O empresário Ismael Soares, outro participante do encontro e coordenador do Grupo Caminhando com Maria, também ressaltou o valor da formação contínua. “Participar desse encontro é renovador. Fomos convidados pelo Padre Genival da nossa paróquia e viemos adquirir mais conhecimentos. O Padre Wagner é muito bem-preparado e nos oferece ensinamentos que nos alinham com a arquidiocese”, finalizou. Com os novos conhecimentos, ele pretende desenvolver momentos catequéticos, especialmente para aqueles que ainda não foram crismados ou batizados.