Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil celebra o Mês Vocacional, uma ocasião especial para refletir e valorizar as diversas vocações que compõem a vida da Igreja.
Com o objetivo principal de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, o mês vocacional foi instituído em 1981 pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral. De lá para cá, todos os anos alguma temática é trabalhada. O tema deste ano é “Igreja uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao senhor da Messe” (Mt 9,38).
A cada domingo, a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, seja ela sacerdotal, matrimonial, religiosa e laical. Isso, busca trazer uma certa motivação, incentivando a comunidade a realizar atividades que despertem este discernimento vocacional.
De acordo com o coordenador da Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional Arquidiocesana (SAV), padre Geneilson Bezerra, este ano a Igreja reflete sobre como cada vocação se torna uma única harmonia.
“Cada um com a sua vocação ajuda na caminhada da Igreja, e esta temática nos leva a refletir exatamente isso, assim como a música, que tem a sua harmonia com a melodia e tudo vai se encaixando perfeitamente. A vocação na Igreja também é assim com cada um com a sua sinfonia, se tornando uma harmonia grandiosa, ajudando na missão. Por isso, que todas as vocações são importantes, pois cada uma tem seu papel”, explicou.
O sacerdote afirma que todos os cristãos são vocacionados, mas é necessário perceber os sinais da vocação na vida. “É nessa observância que muitas vezes começam a surgir muitas dúvidas e inquietações, e por isso é necessário procurar um direcionamento, que às vezes vem na figura do padre, de um coordenador ou de um casal. Então, de acordo com o chamado a vocação, vai procurando discernimento para que a graça de Deus vá acontecendo na vida daquela pessoa que tem dúvidas, mas que também apresenta os sinais vocacionais”, concluiu.
Para aqueles que estão buscando um maior discernimento vocacional a Arquidiocese de Teresina disponibiliza o Serviço de Animação Vocacional – SAV. O primeiro passo é firmar o desejo de servir a Igreja, para que assim juntamente com o pároco de sua comunidade, possa entrar em contato com a Equipe e iniciar esse acompanhamento.