Na manhã do último sábado (22), a Arquidiocese de Teresina promoveu um importante encontro através de seus Vicariatos. Com a temática central voltada para a Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal, este evento é uma etapa preparatória para a elaboração do Plano de Pastoral da Igreja de Teresina, que será concluído em novembro durante a Grande Assembleia Arquidiocesana.
Os encontros ocorreram simultaneamente nos três Vicariatos Episcopais que compõem a Arquidiocese. Em Teresina, duas assembleias foram realizadas: uma pelo Vicariato Entre Rios-Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI, e outra pelo Vicariato Teresina-Interior Norte, na Paróquia de Fátima. A terceira assembleia, do Vicariato Interior Sul, aconteceu no Santuário Santa Cruz dos Milagres, na cidade de Santa Cruz dos Milagres.
As assembleias reuniram padres, diáconos e leigos que compõem os Conselhos Forânicos de cada região da Arquidiocese. O arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, destacou a importância desses encontros como uma oportunidade única e necessária para a participação ativa da comunidade. “As pessoas têm a oportunidade de falar e contribuir a partir da conversação no Espírito, baseando-se no texto proposto para a Iniciação à Vida Cristã”, afirmou.
Um dos pontos altos do encontro foi a dinâmica de reflexões em grupo, no qual os participantes foram divididos para dialogarem sobre os tempos de vivência do catecumenato e a proposta prática para a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã. O arcebispo ainda ressaltou a importância dessa participação diversificada, destacando a sinodalidade e o aspecto pentecostal do evento.
“Aqui, a presença de todos na diversidade dos dons e conhecimentos é essencial. As contribuições feitas retornarão à base transformadas em um plano pastoral para que as vozes da comunidade sejam ouvidas e integradas em um trabalho pastoral planejado para o próximo ano, abrangendo catequese, teologia e planejamento metodológico,” pontuou.
O coordenador do Conselho de Pastoral/IVC, Padre Edvaldo Barbosa, avaliou positivamente o evento, reconhecendo o empenho do clero e dos fiéis para o sucesso do encontro. “Nosso coração está ardente de alegria por toda a dedicação de nosso clero e da comunidade, que acolheram este momento. Agora iremos avançar na elaboração do plano pastoral para a nossa Arquidiocese”, afirmou.
Para o Padre Gilberto Freitas, Vigário Episcopal Entre Rios, o encontro proporcionou um aprofundamento no estudo e na reflexão acerca da temática, dando encaminhamento ao projeto à luz da IVC. “Quando formos convocados por nosso arcebispo em novembro para a grande conclusão, toda a nossa Igreja se reunirá para levar adiante os trabalhos realizados nas paróquias e foranias”, disse.
O Padre Deodato Felipe, Vigário Episcopal do Vicariato Além Rio, disse que o encontro tem se mostrado uma riqueza nesta terceira etapa. “Nós tivemos uma resposta positiva dos nossos padres, diáconos e leigos. Acredito que as nossas contribuições serão pertinentes e valiosas para a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral”, enfatizou.
Já o Vigário Episcopal do Vicariato Interior Sul, Padre Daniel do Nascimento, contou que o momento foi muito proveitoso, pois puderam ser discutidas as propostas da IVC. Agora espera-se que os participantes saiam reavivados para melhor evangelizar. “Saímos daqui com os corações ardentes, pés a caminho e esperançosos de que a nossa Igreja com certeza já está caminhando certo rumo à Iniciação à Vida Cristã”, externou.
Avaliação dos participantes
Marlene Sousa, secretária da paróquia Menino Jesus de Praga e representante da forania Sul II, enfatizou a importância desses momentos para seu crescimento e aprendizado. “Queremos vivenciar esse novo método com nossos catequistas, algo que já estamos trabalhando há um bom tempo, mesmo que de forma um pouco tímida. A cada dia, buscamos nos aperfeiçoar mais. Essa reunião nos ajuda a expandir, garantindo que não seja apenas em pequenos núcleos ou em alguns lugares, mas de forma ordenada e abrangente em toda a Arquidiocese”, explicou.
Fabiana Cardoso, coordenadora do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário e representante da forania Sudeste, compartilhou a significativa experiência de participar das assembleias.
“Participar deste momento foi muito significativo, pois proporcionou muitos conhecimentos e foi uma grande graça poder auxiliar nas demandas da Igreja. Nós leigos estamos participando pela primeira vez, e este momento representa um engrandecimento, até mesmo para que possamos repassar para os demais. A IVC é um projeto de mudança que promete ajudar nossos catequistas e párocos”, concluiu.
Já Enildo Rodrigues, da Paróquia São Vicente de Paulo na cidade de Novo Oriente, finalizou externando que o encontro demonstrou a importância da catequese, como algo que vai além de um período de formação, sendo uma preparação para uma vida inteira. “Isso vem para nos orientar da melhor forma possível de como nos relacionarmos com a Igreja, com Deus e com a sociedade”.