Entre os dias 04 e 07 de junho, o Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus celebrou o Tríduo e a Solenidade em honra ao seu padroeiro, com o tema “Coração de Jesus, lugar de encontro entre Deus e o homem” e o lema “Ensina-nos a rezar” (Lc 11,1). O evento culminou na última sexta-feira (07) com a Santa Missa, presidida por Dom Juarez Marques, com a presença de bispos, padres, seminaristas do Regional NE IV e toda a comunidade de fé.
Durante a missa, 10 seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras, marcando um importante passo em sua jornada rumo ao sacerdócio. O arcebispo metropolitano destacou a importância deste rito, semelhando-o a uma passagem que prepara os seminaristas para se configurarem ao coração de Cristo e se tornarem ministros do sagrado Altar. “Ao se formarem como sacerdotes ou presbíteros configurados ao Sagrado Coração de Jesus, eles proclamam ao mundo seu amor e compaixão, celebrando o mistério da nossa salvação. Por isso, celebramos esta festa com grande alegria e parabenizamos estes jovens que se comprometeram seriamente a servir à Igreja”, afirmou Dom Juarez.
Os jovens admitidos passaram por um rigoroso processo de avaliação, que analisou seu percurso, esforço, dedicação e disposição em seguir o caminho indicado pela Igreja para aqueles que desejam consagrar suas vidas ao chamado de Deus. Dos dez seminaristas, seis pertencem à Arquidiocese de Teresina: Carlos Eduardo Guimarães, Erasmo Nery, Francisco Ramos, Francisco Geraldo, João Vitor Piancó e Samuel Matos.
João Vitor Piancó destacou a simplicidade e o significado profundo do rito. “A ordenação é como um casamento, onde manifestamos publicamente nosso compromisso com nosso Senhor. Este momento de admissão é como um noivado, acolhendo nosso desejo e propósito”, explicou.
Já Francisco Geraldo Lucas expressou o sentimento de bênção ao confirmar sua vocação e jornada rumo ao sacerdócio. “Isso confirma minha vocação ao dar este passo para os ministérios, primeiro o Leitorado, depois o Acolitato. Continuaremos este processo vocacional com o coração aberto, inflamados pelo amor de Cristo”, ressaltou.
O reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, padre Antônio Soares, avalia o evento positivamente, agradecendo o empenho de toda a comunidade na realização da festa. Segundo ele, a tradição do seminário se mantém viva com a constante e maciça participação das comunidades e movimentos pastorais. “Muitos fiéis vieram de diversas paróquias da nossa Arquidiocese, então há muitos motivos para nos alegrarmos. Esses jovens, comprometidos com o serviço da Igreja, ajudam na promoção vocacional”, destacou.
Silvinha Calácia, participante assídua das celebrações, contou que é motivada pelo desejo de um maior encontro com Cristo e pela importância da união familiar. “Sempre participo com meu marido, desde quando meu filho fazia parte do seminário. Isso é muito bom e gratificante”, concluiu.