A comunidade católica do Piauí, em solidariedade à dor dos irmãos do Rio Grande do Sul, une-se em uma grande campanha de arrecadação de recursos para as vítimas da maior catástrofe ambiental já vivida no estado, as necessidades das pessoas afetadas são diversas e urgentes. O número de mortos e desaparecidos ainda não é definitivo, com milhares de pessoas desabrigadas e famílias perdendo seus pertences, tanto em áreas urbanas, quanto rurais. A previsão de mais chuvas aumenta a preocupação com a situação.
A campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul” é um desdobramento da campanha “É tempo de cuidar e Agir”, que surgiu para ajudar pessoas em vulnerabilidade na pandemia. A união das paróquias, das entidades e dos organismos da Igreja, através de uma mobilização, convoca a todos os cidadãos a doar. Para isso, temos a plataforma www.dadecomer.org,criada que facilita, oferece segurança e credibilidade ao processo de doação.
O objetivo principal é arrecadar e oferecer recursos para as necessidades prioritárias, dando assistência imediata para salvar vidas. Para a reconstrução das áreas afetadas é imprescindível a contribuição de todos para apoiar as comunidades e o processo de recuperação das vidas afetadas.
As famílias desabrigadas em decorrência das inundações necessitam de itens básicos como água potável, álcool, purificadores de água, material de higiene pessoal, pilhas, lanternas, absorventes, produtos como enxaguante bucal, fraldas geriátricas, lenços umedecidos, comida para animais de estimação e roupas adequadas para o frio, que são essenciais para garantir a sobrevivência e o bem-estar da população atingida.
O presidente do Regional Nordeste IV da CNBB, Dom Juarez Marques, faz um apelo para que toda a comunidade católica se solidarize com as famílias afetadas pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul. “Se nós conseguirmos aproximar as pessoas, criamos amizade social e fomentamos a solidariedade nos corações. Nesse momento, nossos irmãos gaúchos precisam, primeiramente, de nossas orações, mas também a ajuda material é muito importante. Precisamos reconstituir, resgatar vidas e restaurar a esperança dessas pessoas. Se nos deixarmos iluminar pelo Evangelho, poderemos fazer muito mais e melhor, criando um mundo mais fraterno, humano e solidário”, concluiu.
Como doar?
Doações de qualquer valor podem ser realizadas através do acesso ao site www.dadecomer.org, feita para garantir que os recursos cheguem efetivamente aos que precisam. Através do PIX 33654419/0007-01, CNPJ em nome da Cáritas Brasileira Regional Piauí ou na plataforma, onde você encontra o QRcode, número da conta para transferência bancária e todos os dados da campanha.
Para evitar fraudes, orientamos verificar cuidadosamente as informações antes de fazer doações, conferindo se o nome da CÁRITAS BRASILEIRA REGINAL PIAUI aparece na tela de confirmação ao iniciar a transferência Pix.
Texto: Cáritas Regional