Com o tema “Porei em vós meu Espírito, e vivereis” (Ezequiel 37,14), a Comissão Bíblica Arquidiocesana promoveu na última sexta-feira (10), uma formação com a finalidade de capacitar os Assessores de Animação Bíblica para conduzir as visitas formativas que acontecem no mês de agosto às diversas unidades pastorais da Arquidiocese de Teresina.
O momento apresentou o subsídio fornecido pela CNBB, permitindo que os participantes se familiarizassem com o material, enriquecendo o seu conhecimento bíblico, além de ser também um convite para que mais pessoas participem da Semana Bíblica Arquidiocesana que acontece anualmente no mês de setembro.
Conforme destaca a coordenadora da Comissão Bíblica Arquidiocesana, Irmã Rita Paixão, a formação surgiu pela necessidade de organizar equipes para estudarem o livro de Ezequiel, material estudado este ano que retrata a realidade do sofrimento, da dor e da dificuldade. “Percebemos que as pessoas interessadas em integrar a equipe de formadores precisam conhecer o material. Por isso, preparamos esse encontro para passar o conteúdo e formar esses assessores para trabalhar nas foranias”, disse.
Ainda de acordo com ela, os aprendizados adquiridos durante o encontro serão aplicados através das foranias, onde os assessores entrarão em contato com os vigários forâneos, a fim de formar multiplicadores que levem a Palavra de Deus ao máximo de pessoas. “Os multiplicadores vão levar essa Palavra, atingindo o máximo de pessoas através de encontros, formações, orações e outras atividades”, completou a coordenadora.
Madalena Lopes, coordenadora Paroquial de Catequese da Paróquia São José, pertencente a forania Norte II desta Igreja Particular, conta que foi motivada a participar pelo desejo de se envolver mais com a Palavra de Deus, e, enquanto catequista, levar o conhecimento do livro de Ezequiel para aqueles que ainda não o conhecem.
“No ano passado, tive a oportunidade de participar desse mesmo encontro onde foi trabalhado a temática da Carta aos Efésios. Este ano, assumindo o papel de multiplicadora e catequista, sinto que devo compartilhar todo o conhecimento adquirido aqui com aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a mensagem contida no livro de Ezequiel”, pontuou Madalena.
O presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Francisco Alves, ressaltou que o conteúdo abordado no evento vai ajudá-lo em sua comunidade, pois serviu como um pequeno aperitivo do que vai acontecer. “A expectativa é alta e a apresentação do material foi muito boa, mas logicamente que ainda vamos nos aprofundar mais, estudando e adquirindo conhecimento de causa, para levarmos esses ensinamentos às nossas comunidades”, concluiu.