Na tarde do último sábado (27), centenas de catequistas da Arquidiocese de Teresina participaram do Simpósio Arquidiocesano de Catequese, realizado no auditório do Colégio Diocesano. O encontro foi assessorado pelo Diácono Robert Araújo que apresentou o tema “Aspectos práticos da vivência mistagógica”, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar algumas reflexões de como conduzir os seus catequizandos a uma caminhada mistagógica e a como vivenciá-la no agir evangelizador.
Conforme explicou o coordenador arquidiocesano de Catequese, Edmilson Alves, o evento surgiu com o objetivo de capacitar os catequistas, proporcionando a escuta da Palavra de Deus que é viva e eficaz para se obter a propriedade de apresentá-la a tantas pessoas que ainda não a conhecem. “Esse é um dos elementos que a gente está utilizando para, de fato, chegar ao coração dos nossos catequistas, para que assim possam repassar a Palavra, apresentando Jesus a tantas outras pessoas, para que elas o conheçam, o amem e também sejam discípulas do Cristo Mestre”, disse.
Ele ainda destacou que a temática foi escolhida porque durante a caminhada de Iniciação à Vida Cristã, no processo Catecumenal, há a etapa da mistagogia que proporciona aos cristãos a experiência com Deus que se faz presente em nosso meio. “Essa etapa formativa é o casamento perfeito da catequese com a liturgia, porque a vivência do mistério é essa junção do serviço catequético que anuncia Jesus e a liturgia, que é o celebrar a presença Dele no meio”, completou o coordenador.
O assessor do Simpósio, o Diácono Robert Araújo, conta que trabalhar a temática é importante para ajudar na ação pastoral dos catequistas, já que a mistagogia é o aprofundamento que proporciona ao catecúmeno um aprofundamento do Mistério Pascal de Cristo. “É um prolongamento de todo aquele processo catequético e que certamente faz com que aquele que se interessa por Cristo possa viver a fé cada vez mais de um modo autêntico e naquele encontro que o Papa Francisco nos diz, na alegria do Evangelho. Então, esse encontro vai ajudar esses catequistas a desempenharem um trabalho mais eficaz nas suas respostas para que consigam assim ter ideias de como aplicar isso nas unidades pastorais de nossa Arquidiocese, ajudando aqueles que estão nesse processo de busca por Cristo”, pontuou.
Catequista há 12 anos na Paróquia Santíssimo Sacramento, Antônio Irane, disse ter sido motivado a participar do evento formativo pela necessidade de reforçar os seus conhecimentos na fé da Igreja, para depois repassá-los aos seus catequizandos. “Esta formação reforça e acrescenta mais conteúdo para a gente. Na nossa paróquia nós temos um plano missionário que catequizamos pessoas dos quatro anos até a Crisma, e agora estamos trabalhando fortemente com o catecumenato, assim como nosso arcebispo tem nos proposto”, finalizou.
Um segundo Simpósio já está sendo preparado para acolher aqueles que não puderam participar deste primeiro momento. Em breve as datas serão divulgadas nos canais de comunicação da Arquidiocese de Teresina.