Milhares de fiéis se reuniram na tarde deste domingo (31) para a 9ª edição da Festa da Páscoa da Arquidiocese de Teresina, o Teresina Ressuscita com Cristo. O evento teve início às 16h no adro da Igreja São Benedito, com a presença da comunidade de fé que foi acolhida pela Renovação Carismática Católica (RCC), através Ministério de Música e Arte. Em seguida, o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, realizou a benção das velas e o envio da procissão.
Ao som do hino “Cristo ressuscitou, aleluia” a procissão percorreu a Avenida Frei Serafim em direção ao Parque Potycabana, com caravanas de diversas foranias participando do momento de louvor e celebração da ressurreição de Jesus. Durante o percurso, os caminheiros fizeram uma parada em frente ao hospital Getúlio Vargas (HGV). Na ocasião, Dom Juarez agradeceu o empenho dos profissionais da saúde e conduziu uma benção para todas as pessoas que estavam no local.
O arcebispo disse que a celebração da festa é uma proclamação pública de que a comunidade crer no Cristo ressuscitado e na vida eterna. Ele ainda ressaltou que o Batismo é ponto inicial de tudo, e que é através dele que os cristãos mergulham na morte para que possam viver também a vida de ressuscitados. “Essa vida enquanto cristãos ressuscitados comporta novas atitudes, a esperança da construção de um mundo novo onde sejam superados o ódio, as injustiças, a violência, as guerras, a destruição da natureza e a construção da amizade social que é um dom e consequência da celebração de hoje”, ressaltou.
Conforme avalia Marineide Bezerra, coordenadora geral do evento, um grande público compareceu ao momento superando as expectativas. Segundo ela, os fiéis estavam muito motivados e felizes ao longo de todo o percurso, louvando e exultando ao Cristo ressuscitado. “Nem mesmo a chuva atrapalhou, pois as pessoas continuaram firmes e ninguém foi embora. Todo mundo trouxe os guarda-chuvas como a gente recomendou e graças a Deus deu tudo certo!”, disse.
Marcando presença pela terceira vez na procissão, Veldecy Campos comenta que celebrar mais uma edição junto com a sua comunidade é muito revigorante, pois é uma experiência que se renova a cada dia. “Esse momento nos ajuda a estar mais junto de Cristo, vivenciando aquilo que ele nos pede, exultando e glorificando a sua ressureição”, pontuou.
Missa Solene
A programação do Teresina Ressuscita com Cristo foi finalizada com a celebração da Santa Missa de Páscoa, ponto central da fé cristã. A solenidade foi presidida por Dom Juarez Marques e concelebrada por Dom Jacinto Brito e uma grande representação do clero de nossa Arquidiocese.
Na ocasião, o arcebispo agradeceu a equipe de coordenação do evento e a Paróquia Santa Teresinha, Forania Leste, paróquia madrinha do evento em 2024, pelo empenho e dedicação em toda a organização desta edição. Ao final de sua fala, Dom Juarez anunciou à Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, Forania Sul 1, como a paróquia madrinha do Teresina Ressuscita com Cristo no ano de 2025.
O padre Antônio Barbosa, pároco da Paróquia que recebe a missão de amadrinhar a próxima edição, disse estar muito feliz e grato pela escolha. “Primeiramente, o Cristo ressuscitado é a razão fundamental da nossa fé. Se ele não tivesse ressuscitado, a nossa fé era em vão, então recebemos esta missão com alegria e satisfação. Vamos fazer o que for possível para animar e despertar o povo para o Ressuscita”, finalizou o sacerdote.