Reunidos em torno do arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, padres, diáconos, religiosos e leigos, além de toda a comunidade de fé da Arquidiocese de Teresina estiveram presentes na Catedral de Nossa Senhora das Dores na noite desta segunda-feira (26) para a celebração da Missa dos Santos Óleos, ocasião em que se renovam os votos da ordenação sacerdotal, são abençoados os óleos para o Batismo e a Unção dos Enfermos, e se consagra o Óleo do Crisma.
A celebração conclui o período da Quaresma se constituindo como um forte momento de comunhão eclesial e expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, podendo também ser chamada de Missa da Unidade. Essa denominação se dá pelo fato de que, além de celebrar o dom da unidade com o sacerdócio único de Cristo, Cabeça da Igreja e Pastor do rebanho, celebra-se também o dom da unidade do presbitério com o seu bispo.
De acordo com o arcebispo, essa comunhão que acontece na Igreja é uma comunhão com Cristo e também entre nós, e é realizada em cada gesto de fraternidade e sinodalidade. “É assim que nos preparamos para celebrar os dias santos, a partir do Tríduo Pascal na quinta-feira, com a conclusão e o desfecho na grande celebração da Vigília Pascal, da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.
Ele ainda aproveitou para ressaltar a importância da participação dos fiéis durante as celebrações da Semana Santa, tempo destinado ao silêncio e à escuta da Palavra de Deus. “Eu sei que às vezes a gente gosta de ir para o sítio, visitar os amigos e descansar, mas este tempo é propício para escutarmos a palavra de Deus. A Sexta-Feira Santa é o dia de abstinência de carne e jejum, e também é dia de participarmos da liturgia da igreja, pois é daqui que emana e emerge todo o mistério da nossa salvação, de toda a fé da igreja e a nossa vida enquanto cristãos”, reforçou Dom Juarez.
Para o padre Raniere Alencar, pároco do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, as renovações de suas promessas sacerdotais impactam em seu ministério, lhe dando ânimo na missão que assumiu com amor. “É gratificante participar dessa cerimônia e daqui partirmos em missão, levando os óleos do Batismo, do Crisma e dos Enfermos. Isso nos anima, pois já ficamos na expectativa de todos os anos nos encontrarmos neste dia com todo o nosso clérigo de Teresina, nos reanimando a voltarmos a missão”.
O significado dos Santos Óleos
Os Santos Óleos possuem um caráter sacramental. Segundo o padre Amarildo Pontes, pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc, eles sempre estiveram presentes na vida cotidiana da Igreja simbolizando uma renovação, revigorando a graça de Deus. “O sacramento é sinal visível da ação de Deus na nossa vida, por isso, a partir do momento que recebemos esse óleo, o nosso corpo o absorve. E esse óleo absorvido significa que toda a graça de Deus foi absorvida, nos tornando um só, vivendo essa Páscoa e renovando a nossa vida”, explicou.
O Óleo dos Enfermos tem o sentido de revigorar, trazendo o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. Pessoas com idade avançada e que desejam receber esta graça de Deus também podem optar pelo sacramento da unção dos enfermos. Já o Óleo do Crisma vem desde o início da história, sendo utilizado para a unção dos reis e profetas. Ele também é utilizado para a unção das mãos daqueles que são ordenados presbíteros e sobre a cabeça dos que são ordenados sagrados bispos, recordando a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo a cada um deles que o toca. “Então os Óleos fazem essa ligação entre nós, a natureza e todo o simbolismo de um Deus que se faz presente em nós”, completou o sacerdote.
Edileusa Maria, paroquiana da Paróquia São Sebastião, reforça que a celebração eucarística na Catedral reafirma a sua fé, pois o recebimento do óleo ungido é muito importante na vida do cristão. “É recebendo esse óleo que professamos a nossa fé de verdade e mostramos que estamos seguindo o próprio Cristo”, pontuou a professora.
Encerrado a celebração da unidade, os padres retornam às suas comunidades e levam uma porção dos óleos para a prática dos sacramentos dos fiéis, dando-lhes força e coragem para enfrentar os desafios da vida cristã.