Na manhã desta terça-feira, 19 de março, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, celebrou seu 30º aniversário de Ordenação Sacerdotal durante Missa Solene no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, localizado no bairro Angelim. A data também faz referência a São José o Patrono Universal da Igreja, que foi escolhido por Deus para ser o “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria.
A celebração representa um marco especial em seu ministério, onde ele entrega mais uma vez a sua vocação, com a intenção de se manter cada vez mais fiel ao seu chamado. Dom Juarez disse estar grato e contente por tantos anos de missão a serviço da Igreja. “Durante a minha vida sacerdotal, eu sempre me esforcei para realizar o sonho de Deus, apesar das minhas falhas e dos meus pecados. Me sinto muito feliz, pois são 30 anos vividos na alegria, na disponibilidade e no serviço”, refletiu.
A data de sua ordenação, 19 de março de 1994, foi escolhida por ele juntamente com o seu bispo da época, Dom Abel Alonso Núñez, para fazer memória a São José, já que o santo era padroeiro da sua paróquia de origem na cidade de Cabeceiras do Piauí. “São José sempre me cativou pela sua história e seu exemplo como pai amado na ternura e na obediência, e que nos ensina tanto”, disse Dom Juarez.
Na ocasião, o Carmelo também celebrou 34 anos de existência na Arquidiocese de Teresina e a renovação dos votos da Ir. Josefina de Jesus Maria e Ir. Maria Teresa Benedita, que completam 25 anos de entrada no Carmelo. O arcebispo ainda aproveitou para destacar a importância do local para a manifestação do Cristo orante através da vida contemplativa das irmãs carmelitas. “A vida contemplativa na Igreja é um dom de Deus, porque manifesta a expressão de Cristo orador ao Pai, e assim as irmãs têm sido uma presença do bem fazer em nossa Igreja Particular”, ressaltou.
A Ir. Teresa Margarida, consagrada há 12 anos, conta que a celebração foi preparada com carinho já que além de celebrar o dom da vida do arcebispo, a data também recorda a fundação do Carmelo no Estado. “Nesse período nós recordamos a nossa história agradecendo a Deus por tantas graças e bênçãos, principalmente pela vida de Dom Juarez que já foi capelão de nossa casa e é muito querido por todas nós”, pontua.
Natália Sousa, paroquiana da Paróquia Santa Luzia, no bairro Promorar, costuma frequentar as celebrações do Carmelo. Ela revela sua participação pelo desejo de louvar e agradecer a Deus pelo dia de São José, pela vida de Dom Juarez, a fundação do Carmelo e das irmãs que ali vivem. “É um dia de festa, de alegria e de tantas graças para nossa Igreja. Sou muito grata por vivenciar este dia”, finalizou.