Com o tema “Jovem não entregue tua alma a tristeza” (Eclo 30,22), a Renovação Carismática Católica de Teresina (RCC), por meio do Ministério Jovem, realizou nos dias 16 e 17 de março o Encontro de Jovens unidos pelo poder do Espírito Santo – ENJUPES. O evento tem como objetivo impulsionar a evangelização e os encontros transformadores com Jesus, além de promover uma jornada de formação integral abordando temas que vão desde a afetividade até a ecologia.
A programação teve início às 08h da manhã do sábado e se estendeu até às 21h, quando aconteceu a noite carismática, com momentos de louvor e oração na parte externa da Paróquia Cristo Rei, zona Sul da cidade. Já no domingo, a programação iniciou às 07h com a celebração da Santa Missa da comunidade, e se estendeu até o meio-dia.
Luciana Carneiro, coordenadora do Ministério Jovem da RCC Teresina, explica que os jovens foram motivados a participar pelo desejo de viver uma experiência de amor com Jesus. Segundo ela, o tema foi escolhido pois na atual realidade muitas coisas do cotidiano têm gerado tristeza no coração da juventude e a palavra de Deus vem para guiá-los a encontrar a verdadeira alegria.
“Ser de Deus é um motivo de alegria, não porque vai nos distanciar das nossas dificuldades, mas porque em Jesus nós encontramos um real sentido. Trazer essa temática é mostrar para o jovem que não vale a pena depositar a nossa confiança em coisas tristes, mas encontrar em Jesus a alegria, a verdade e a vida”, disse.
O evento realizou algumas etapas formativas. Uma delas foi a capacitação, com espaços dinâmicos voltados para o empreendedorismo jovem e profissionais orientando a como abrir o próprio negócio. Luciane Ferreira, que esteve à frente do Espaço Empreendedor, conta que o local foi pensado para que os jovens que já possuem algum empreendimento, possam mostrar a sua marca e trabalho, ao mesmo tempo que desmistificam algumas ideias enraizadas na sociedade.
“Muitas vezes os jovens deixam de conquistar o seu espaço por achar que precisam de grandes investimentos e estruturas para abrir o próprio negócio. Uma das coisas que mais tem afligido os jovens e causado ansiedade é o fato deles não conseguirem entrar automaticamente no mercado de trabalho, então pensamos nesse espaço para justamente dialogar sobre habilidades e oportunidades para dar início a uma vida empreendedora”, explicou.
Maria Ayrla, paroquiana da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Água Branca, revela que foi motivada a participar do encontro por ouvir relatos positivos de pessoas que já haviam participado de outras edições. Para ela, a parte mais emocionante do ENJUPES foi quando os participantes escreveram aquilo que lhes deixava mais triste e em seguida queimavam o papel. “Isso significou muito para mim, pois escrevi uma dificuldade que estou enfrentando, algo que tem sido muito difícil não só para mim, mas para toda a minha família. Naquele momento eu me senti acolhida pelo Espírito Santo”.
Já Luan Trabulsi disse que recebeu o convite para o encontro durante a celebração da Santa Missa. “Eu fiquei muito tentado a vir participar, acho que de certa forma era Deus que estava falando comigo, pois nesses últimos tempos, tudo tem me motivado a ter um encontro mais fiel com Ele”, pontuou o estudante.
Durante o evento também tiveram outros momentos especiais com o reencontro das gerações, com a mobilização de pessoas que já integraram o movimento e agora assumem outras responsabilidades na Igreja.