Com o tema “Peregrinos da Esperança”, em 2025 a igreja celebrará mais um Jubileu Ordinário. O Papa Francisco escolheu a temática e indicou que a preparação para o momento levasse em conta a oração e o estudo dos documentos do Concílio do Vaticano II.
Com origens bíblicas, baseado no conceito do Ano do Jubileu no Antigo Testamento, descrito no livro de Levítico, o próprio Deus estabeleceu que a cada 50 anos haveria um ano santo, que seria de perdão onde a terra iria descansar, ninguém deveria plantar e os escravos seriam libertados. Segundo o padre Isaias Pereira, estudante da Pontifícia Universidade de Roma, foi no ano de 1300 que surgiu o primeiro Jubileu, que desde o início foi marcado como uma grande festa da misericórdia, onde os penitentes experimentaram a misericórdia e o perdão de Cristo.
“O principal objetivo do Jubileu é elevar o peregrino à misericórdia ou perdão de Deus. Isso se dá através da indulgência do jubileu que era oferecida. Mas, a experiência é exatamente essa para que o peregrino se reconheça como pecador, mas entenda que a misericórdia e o amor de Deus são maiores que isso”, explicou o sacerdote.
Atualmente, os jubileus têm acontecido a cada 25 anos, embora variações possam ocorrer dependendo das circunstâncias e da determinação do Papa. Durante um jubileu, os fiéis são encorajados a se envolver em atividades espirituais, como oração, penitência e obras de caridade, para obter graças especiais e remissão de seus pecados.
O padre Isaías aproveitou para destacar a logomarca que foi escolhida para integrar a identidade visual do jubileu do próximo ano. De acordo com ele, na arte é apresentada quatro pessoas, uma abraçada a outra, representando os povos dos quatro cantos da Terra. “Esses povos representam uma vivência na fraternidade, onde uns se apoiam no outro. E o primeiro deles está abraçado na cruz que representa a segurança e esperança para o cristão”, ressaltou.
A programação já está pré-definida. A abertura da Porta Santa vai acontecer no dia 24 de dezembro pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma. Ao longo de todo o ano de 2025 a Igreja vai oferecer esses momentos para aqueles que querem de fato vivenciar o Jubileu da Esperança. A programação completa pode ser encontrada no site www.iubilaeum2025.va .
Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o padre Isaías Pereira você confere no Programa Em Tuas Mãos deste domingo (03/03), a partir das 7h, na TV Meio Norte. E, a partir das 8h, confira o programa na íntegra no canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.