Na noite do último sábado (17), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques presidiu a Santa Missa de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 para a comunidade. A celebração teve início às 19h na Igreja de São José Operário, no bairro Vila Operária, e contou com a presença de integrantes do clero arquidiocesano e da comunidade de fé da região.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, o tema deste ano “Fraternidade e Amizade Social’ e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, faz um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus para que todos sejam irmãos e irmãs.
Dom Juarez Marques, revela que a temática precisa ser trabalhada, pois mergulha no espírito da convivência fraterna. “As outras campanhas trabalhavam sempre um aspecto da realidade em relação às carências e ao cuidado, mas essa é muito ampla e universal, pois traz a fraternidade se baseando na vida e no testemunho de São Francisco de Assis que é nosso irmão universal”, explica o arcebispo.
Ele ainda destaca que a humanidade tem necessitado sair um pouco do seu meio social para ir além, conhecendo as mais diversas realidades. “Essa amizade nos leva ao encontro do outro, daquilo que é diferente e distante, nos convidando a dialogar com aqueles que não são do nosso círculo de amizade, que não comungam da nossa mesa, mas são nossos irmãos. Isso é um convite ao diálogo, ao respeito e ao cuidado”, completou.
Este ano, a CF celebra 60 anos de existência, representando um marco para a Igreja Católica. Para o coordenador arquidiocesano de Campanhas, o Diácono Gilberto Penha, é importante que a comunidade participe do lançamento, pois ele representa um convite à mudança e a conversão que deve ser algo pessoal, pastoral e comunitário.
“A nossa Igreja tem esse entusiasmo de sempre lançar e viver com muita alegria este tema que é uma proposta da CNBB. Nós enquanto fiéis devemos acolhê-la desde as formações, orientações, na divulgação e principalmente na Coleta Nacional da Solidariedade que acontece no Domingo de Ramos”, destaca o diácono.
O pároco da Igreja de São José Operário, Padre Tiago Herbert, disse estar muito feliz por sua paróquia receber o arcebispo para o lançamento da Campanha deste ano. Para ele, é sempre uma dádiva acolher os momentos importantes na vida e missão desta Igreja Particular. “A CF nos leva a refletir sobre algo na dimensão social da fé que necessita de uma conversão e mudança, algo propício e necessário neste Tempo Quaresmal”.
Presente na celebração, Francisca Santos afirmou que pretende colocar em prática os ensinamentos da campanha em sua comunidade ao longo desses 40 dias. Segundo ela, os paroquianos têm buscado cada vez mais ampliar os espaços, a fim de que mais pessoas se convertam e participem das atividades. “Nós estamos buscando trazer o pessoal para agregar e fazer uma forte corrente de amizade”, pontuou. Ela finalizou, externando que a sua participação na celebração a motiva a refletir sobre tudo que já fez e continuará fazendo durante a Quaresma.