Na noite da última terça-feira, 26 de dezembro, dia que a Igreja celebra o primeiro mártir da história, Santo Estevão, seis seminaristas da Arquidiocese de Teresina receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem, pela imposição das mãos de Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.
A celebração eucarística aconteceu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores com a presença de integrantes do clero arquidiocesano, familiares e amigos dos novos diáconos, além da comunidade de fé que foi prestigiar mais esse importante momento desta Igreja Particular.
Os diáconos transitórios Arthur França, Davi Silva, Francisco Hélio, Relson Moraes, Robert Araújo e Walef Conrado agora dão mais um passo na vocação que o Senhor os confiou, testemunhando com alegria e perseverança o chamado de Deus. Ao receberem o diaconato, os jovens seguem a caminhada em direção ao sacerdócio no estágio diaconal.
Dom Juarez Marques revela que o momento representa a confirmação do amor de Deus por seu povo, com o envio das vocações. “A vocação é sempre um dom e graça divina à comunidade orante, onde esses jovens acolheram seu período de formação básico em Teologia, significando também uma certa riqueza na missão da Igreja”, explicou.
Segundo o arcebispo, o diaconato é um serviço embasado em três princípios básicos: o altar, a Palavra e a caridade. Ele ainda aproveitou a oportunidade para agradecer aos animadores do Projeto Terra Sacerdotal que auxiliam e trabalham diretamente para custear a formação dos seminaristas. “Agora cada um deles segue a sua missão auxiliando as comunidades de nossa Arquidiocese. Esse é um momento feliz e agradeço a todos os irmãos que contribuem com o Terra Sacerdotal, que cuida de nossos futuros sacerdotes”, completou.
Durante a solenidade foram realizados diversos ritos que caracterizam a celebração, como a apresentação dos candidatos, o propósito dos eleitos, a ladainha de Todos os Santos, a imposição das mãos, a prece de ordenação e a vestimenta do paramento litúrgico. O padre Anderson Fábio, formador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, avaliou a trajetória dos seis futuros sacerdotes como uma resposta de amor ao chamado.
“Quando Deus nos chama ele anseia por uma resposta. Esses seis jovens, durante todo o processo vocacional, desde a família e depois no encontro com Cristo, foram preparados para este primeiro momento, onde são ordenados e enviados para a missão”, ressaltou o sacerdote.
Diáconos revelam os planos para o futuro
O neo-diácono Robert Araújo conta que recebe e encara o ministério como uma grande graça de vida. Para ele, o momento só foi possível graças ao auxílio de todos que oraram e acreditaram em sua vocação. “Para nós é um momento ímpar de muita emoção. Assim como nosso lema ‘Fazei tudo que Ele vos disser’, e é assim que pretendemos viver daqui para frente com muita intensidade, ouvindo aquilo que Deus tem a nos dizer e cumprindo a sua vontade nas comunidades”.
O diácono Relson Morais relatou sua gratidão em receber o primeiro grau da Ordem. “Era um sentimento que ardia em meu coração e concretizar a esse chamado verdadeiro com o SIM concreto me deixa muito feliz e realizado. Confio muito nos planos de Deus e em tudo que estiver por vir”, disse.
Para o novo diácono Arthur França a ordenação representa o ápice de confirmação da caminhada a qual querem seguir. “É o primeiro grau da Ordem, mas nos sentimos quase que totalmente realizados em nossa vocação, preparados para trabalhar na vinha do Senhor”, afirmou. Agora, ele espera estar preparado para corresponder a tudo aquilo que a Igreja pede, ajudando ao Povo de Deus nos serviços pastorais.
Davi Silva conta que sempre buscou corresponder ao chamado divino, por isso durante a solenidade o seu coração transbordava de alegria ao receber a grande missão. “Pretendo corresponder a este chamado com fidelidade na busca por retribuir às expectativas dos fiéis e seguir rumo à vida eterna”.
Ao dar mais um passo em direção ao sacerdócio, Walef Conrado relatou um misto de sentimentos que o acompanha desde a etapa formativa até o momento da ordenação. “Passamos por muita coisa até chegarmos a este momento de conclusão. Ao sabermos onde passaremos o nosso estágio diaconal, a meta é ajudar a comunidade que está ansiosa a nossa espera, servindo na Palavra, na mesa da Eucaristia e na caridade, exercendo nossa missão com carinho assim como o arcebispo nos propôs”, pontuou o diácono.
Já o diácono Francisco Hélio afirma que concluir o plano vocacional que foi trilhado no Seminário traz uma grande satisfação. A meta agora é cumprir uma nova etapa e missão dentro da Igreja de Teresina. “As expectativas são as melhores, pois sinto que estou fazendo a vontade do Senhor. Pretendo realizar minha missão pastoral com amor, cuidando dos mais necessitados e também no acompanhamento pastoral de onde eu for designado”, finalizou Hélio.
Ao final da celebração, o arcebispo Dom Juarez Marques anunciou a provisão de cada um deles. O diácono Arthur França foi provisionado para a Paróquia Santa Joana D’arc, o diácono Davi Silva para o Santuário de Santa Cruz dos Milagres e o diácono Francisco Hélio para a Paróquia de São Gonçalo, em Regeneração. O diácono Relson Morais estará a serviço na Paróquia de São João Batista, em Pimenteiras, o diácono Wallef Conrado na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em União, e o diácono Robert Araújo irá para a Paróquia São João Evangelista e São João Batista.