Dom Juarez Marques realizou nos dias 19 e 20 de dezembro as últimas visitas episcopais do ano na Diaconia Territorial Santa Rita de Cássia e São Paulo VI, localizada no Vale do Gavião, forania Leste, e na Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cerâmica Cil, forania Sul II. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Teresina conheceu todo o trabalho que vem sendo desempenhado nas comunidades, por meio do diálogo e da escuta com os padres, diáconos e a comunidade de fé que acompanhou esses momentos.
O arcebispo explicou que por meio dessas visitas é possível traçar o perfil de toda a diocese, e aproveitou a oportunidade para demonstrar sua gratidão pelo primeiro ano de trabalho à frente desta Igreja Particular. “É através de cada paróquia, área pastoral e diaconia que conseguimos entender o verdadeiro retrato de nossa Igreja. Este é um momento feliz e de confirmação na missão que Deus nos deu, por isso sou muito grato ao serviço de nosso clero, dos leigos e dos agentes de pastoral que tornam a nossa acolhida tão carinhosa”, disse Dom Juarez.
Para o padre Edson Mesquita, administrador paroquial da Área Pastoral Santa Rita de Cássia e São Paulo VI, receber a presença de Dom Juarez neste período do Advento que antecede o nascimento do Menino Jesus é muito significativo, pois representa uma resposta divina aos anseios do povo. “Isso representa que estamos caminhando cada vez mais por uma Igreja solidária e participativa. Com Dom Juarez nos sentimos mais vivos em nossa fé e mais próximos de nossos objetivos de ter uma comunidade mais unida e fraterna”, destacou o sacerdote.
Frei Erivelton Pereira, administrador paroquial da Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, revela que a visita episcopal recorda a visita de Maria com a presença do Menino Jesus, além de ser uma oportunidade de expressar a comunhão e a unidade da Igreja, renovando a fé e a esperança para o novo ano que vai se iniciar.
“O fim de ano já é uma época alegre por estarmos à espera do Filho de Deus, mas a presença de nosso pastor reaviva ainda mais a nossa fé, já que ele representa toda a nossa Igreja que se une em busca de um só propósito”.
Maisa Bulamarqui, que participa das atividades da comunidade Santa Luzia pertencente a Área Pastoral Santa Rita de Cássia e São Paulo VI, conta que o momento era muito aguardado pelos fiéis já que a comunidade é uma das mais novas em Teresina. “Nós iniciamos nossas atividades assim que Dom Jacinto deixou o governo de nossa Arquidiocese, por isso tínhamos muita expectativa de recebermos a visita de Dom Juarez, para entendermos mais sobre os seus planos de governo”, explicou.
A fiel disse que sua comunidade, por possuir muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, traz consigo certas dificuldades para a realização de determinadas ações evangelizadoras e que as visitas são necessárias a fim de buscar meios para suprir essas necessidades. “As vezes sentimos que as pessoas têm medo de enfrentar essas dificuldades. Os padres Amadeu e Edson foram cruciais realizando os trabalhos de evangelização e de construção desta área pastoral que foram feitas em mutirão e com um único objetivo de santificar e melhorar a comunidade”, completou.
Com o encerramento dos ciclos de visitas, o propósito agora é fortalecer o projeto de evangelização que tem como base a catequese de orientação Catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã – IVC, a fim de proporcionar um encontro pessoal com Cristo, formando discípulos que fortaleçam as comunidades com uma perspectiva ainda mais missionária.
Confira abaixo alguns registros das Visitas Episcopais:
Diaconia Territorial Santa Rita de Cássia e São Paulo VI – Vale do Gavião
Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Cerâmica Cil