Na noite da última quinta-feira (30), foi realizada a Celebração Eucarística de formatura da primeira turma de Pós-Graduação em Liturgia da Escola Arquidiocesana de Liturgia Monsenhor Luís Soares Melo, uma parceria da Arquidiocese de Teresina com o Instituto Católico de Estudos Superior de Piauí (ICESPI). A Santa Missa foi realizada na igreja matriz da Paróquia Santíssima Trindade, forania Norte 1.
Com o objetivo de acolher ministros ordenados e leigos a se aprofundarem na liturgia da igreja enquanto ciência teológica, as aulas tiveram início em fevereiro de 2022, com carga horária de 300 horas aula e cerca de três semestres de preparação, em aulas teóricas e práticas. Durante a formação, os alunos tiveram momentos de acesso ao laboratório de liturgia, vivenciando tudo aquilo que ouviam de seus formadores.
Dos 30 alunos matriculados nas aulas, 29 conseguiram chegar até o final da especialização. Conforme externa padre Edvaldo Barbosa, um dos idealizadores da pós-graduação, isso representa que o projeto tem funcionado de forma exitosa, já que o índice de desistência é muito pequeno. Segundo ele, é muito importante que os ministros e leigos desta Igreja Particular possuam a formação para a continuidade de uma Igreja Sinodal e em saída como pede o Papa Francisco.
“Em sua Carta Apostólica Desiderio Desideravi, o Santo Padre pede que os cristãos praticantes de nossa Igreja tenham uma formação litúrgica e ampla, tocando o coração daqueles que participam”, disse o coordenador da Comissão Arquidiocesana da IVC.
Formandos revelam suas expectativas para o futuro
José Luís Araújo, um dos graduandos do curso, conta que apesar de já ter uma longa caminhada de oração, a formação vem para somar mais conhecimentos a sua vida cristã, com um maior aprofundamento na liturgia da Igreja. “Sem dúvidas, essa formação vai me auxiliar trazendo um maior aprofundamento, reavivando a minha fé, ao mesmo tempo em que me ajudará a servir melhor nos grupos em que participo”.
Para ele a experiência foi valiosa, onde teve a oportunidade de aprender com bons professores que integram o clero arquidiocesano de Teresina e vivenciar na prática a liturgia.
Krieger Olinda foi motivada a participar do curso pelo ardente desejo de servir a Deus de uma forma mais aprofundada e de conhecer o mistério eucarístico. “Nós que somos leigos, precisamos entender e compreender a nossa Igreja que de fato é uma instituição muito rica, mas que não temos acesso a tantos documentos importantes em nosso dia a dia, e a pós nos deu essa oportunidade”, explicou psiquiatra.
De acordo com a médica, Deus escolhe e chama os seus missionários para assumir a missão, e quando eles aceitam, é necessário conhecer sua Palavra e tudo que a envolve. “O curso é uma grande oportunidade de vivenciarmos o Tempo Pascal de uma forma mais completa”, finalizou.
As aulas da próxima turma de pós-graduação iniciarão em fevereiro de 2024. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas no Centro de Pastoral Paulo VI, turno manhã.