Na manhã desta quinta-feira (30), o Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques lançou oficialmente a Campanha para a Evangelização 2023. O momento aconteceu na Residência Episcopal com a presença do clero arquidiocesano e funcionários dos Correios que participaram de um momento de oração, seguido da composição e benção do presépio.
O tema escolhido este ano é: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”, inspirado na canção do frei Fabretti e do José Thomaz Filho, que traz a reflexão sobre a “Casa do pão”, Belém, lugar onde, com o Mistério da Encarnação, nasce todo o compromisso cristão de superação da fome uns dos outros, até à amizade social, outro nome da fraternidade nascida na pessoa do Verbo Encarnado que, em Belém, se fez irmão.
De maneira especial, a Campanha para a Evangelização propõe uma convergência de temas entre a Campanha da Fraternidade deste ano, que abordou a temática da fome e a Campanha da Fraternidade 2024, sobre “Fraternidade e amizade social”, passando pelo Mistério da Encarnação.
O Padre Tertuliano Alves, representante do Clero Arquidiocesano, revela a importância da Campanha, que vai ajudar para que muitas pessoas que necessitam conheçam o santo Evangelho. “Muitos de nossos irmãos e irmãs ainda desconhecem a importância da Palavra, e esta Campanha vem justamente para isso, ajudar na evangelização chegando principalmente nos locais mais distantes”, explicou.
O ponto culminante da campanha é a Coleta para a Evangelização, realizada nas missas e celebrações do 3º domingo do Advento, nos dias 16 e 17 de dezembro. A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese, sustentando as estruturas regionais de evangelização; 20% são encaminhados para os regionais da CNBB; e os demais 35% para a CNBB Nacional.
Dom Juarez Marques, destaca que as coletas vão colaborar com a ação evangelizadora e nos projetos de Iniciação à Vida Cristã, contribuindo para a formação de novos catequistas. Ele finaliza deixando um convite para que toda a comunidade participe deste momento.
“Vamos participar com muita disposição e criatividade, para que nos preparemos da melhor forma para o Natal do Senhor, e a paz venha aos nossos corações”, pontuou o arcebispo.