Na tarde do último sábado (25), durante a Celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora das Dores, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, instituiu os Ministérios de Leitor e Acólito para os seminaristas do 2º e 3º ano de Teologia. Os novos investidos, além de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções e servir a comunidade, dão mais um passo no processo formativo do sacerdócio.
O Ministério do Leitorado consiste em formar leitores oficiais da Palavra, seja na Liturgia ou na celebração da Palavra, que se tornam catequistas com a missão de vivenciar e testemunhar o Santo Evangelho. Já o Ministério do Acolitato, consiste em auxiliar os ministros ordenados na condução das espécies sagradas, onde se tornam também ministros extraordinários da sagrada comunhão.
Conforme explica Dom Juarez, estes ministérios leigos são instituídos depois que os seminaristas realizam o Rito de Admissão às Ordens Sacras. “Em nosso regional, os seminaristas percorrem uma trajetória progressiva, causando um sentimento de maior confirmação na fé, para que assim eles possam seguir rumo ao sacerdócio”, destacou o arcebispo.
O Acolitato é o último ministério da formação inicial que os seminaristas recebem. Para Sávio Daniel, que recebeu o ministério, o momento teve grande significado, visto que a cerimônia contempla o fim da primeira etapa para o sacerdócio. De acordo com ele, os acólitos são aqueles que tem a missão de servir, aproximando-os do altar e da eucaristia.
“Anteriormente, eu havia recebido o Ministério do Leitorado, no qual havia me aproximado da Palavra de Deus. Agora instituído como acólito, estarei mais próximo do altar da eucaristia. Sigo com a alegria da escolha, da aceitação e da acolhida da Igreja, mas também com a expectativa de buscar servir e corresponder cada vez mais com essa Igreja que nos chama”.
Eurípedes Neto, leitor instituído, revela que receber o ministério é mais um passo dado em sua caminhada vocacional, coloca-o ainda mais a serviço da Santa Igreja. “Ao receber a instituição deste ministério, eu me sinto mais confirmado na fé e apto a proclamar a Palavra de Deus que é a base para a nossa caminhada. Isso nos torna testemunhas vivas do Evangelho de Cristo”, disse o seminarista.
Dona Francisca Batista, catequista da Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro Porto Alegre, conta que foi motivada a participar da celebração devido aos trabalhos realizados em sua comunidade. “Minha paróquia é celeiro de vocação e eu fico muito feliz em poder prestigiar esse momento. Inclusive, fui catequista de um dos seminaristas instituídos e me considero sua mãe de vocação”, concluiu.
Entre os seminaristas instituídos estão: Acolitato – Antônio Wilson Pontes Feitosa, Francisco Sousa Macêdo Junior, Igor Fontenele Vieira, Jefferson Alves Morais, Miguel Wanderson Brito Silva, Oveslando Silva Lima, Rafael Rodrigues Lacerda e Sávio Daniel Oliveira Barros. Leitorado – André Henrique de Moraes Sousa, Cícero José Henrique do Nascimento, Eurípedes Gonçalves de Carvalho Neto e Matheus Soares da Silva.