Nesta quinta-feira, 23 de novembro, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) vai sediar o IV Fórum Piauí de Inclusão, com o objetivo de debater e refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com o tema ‘Desvendando Caminhos para a Inclusão de 353 Mil Piauienses’, o evento terá início às 08h da manhã no auditório Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim.
O evento acontecerá ao longo de todo dia, reunindo líderes de opinião, ativistas, o poder público, entidades da sociedade civil e empresas para debater, propor e implementar estratégias efetivas que garantam direitos, oportunidades e inclusão para pessoas com deficiência.
Marcos Júnior, coordenador do Serviço “Levanta-te, vem para o Meio”, coordena a articulação na entidade para receber a realização do Fórum. Segundo ele, o momento vem para refletir e discutir todas as situações vividas pelas pessoas com deficiência, no que se refere aos processos de inclusão, contratação e acessibilidade, tanto no mercado de trabalho como também nos diversos âmbitos da sociedade.
“Nós temos enfrentado muitos desafios e o fórum vem justamente para estarmos avaliando, analisando e refletindo em como estão acontecendo esses processos de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência em nossa sociedade”, explicou.
A coordenadora do evento, Natália Reis, conta que o momento é importante para disseminar informações e reflexões acerca daquilo que a legislação garante e de como estas leis estão sendo implementadas. “Há muitos pontos que precisamos avançar para garantir os diretos desse grupo, para que essas pessoas sejam de fato respeitadas, com conscientização e responsabilidade social”, finalizou.
Na programação estarão inclusas apresentações artísticas, além da palestra magna com o psicólogo e consultor em emprego apoiado, Alexandre Betti, que é referência em debater as temáticas de empregabilidade tradicional a metodologia do emprego apoiado.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no Link de inscrição do Fórum. Todos são convidados a participar deste momento de diálogo e promoção de direitos.
Confira a programação completa:
- 7h30 – Início do Credenciamento;
- 8h às 9h – Atrações Artísticas;
- 9h – Cerimônia de Abertura;
- 9h30 – Apresentação das Entidades e suas referências de atendimentos;
- 10h às 12h – Palestra Magna com Alexandre Prado Betti (São Paulo) o Tema: “Da Empregabilidade Tradicional à Metodologia do Emprego Apoiado, como proceder!”;
- 12h às 13h30 – Intervalo para Almoço (Haverá almoço no local);
- 13h30 – Apresentação das Empresas: Experiências Exitosas e as Dificuldades encontradas no cumprimento das cotas de trabalho para pessoas com deficiências;
- 14h30 – Palestra: “Como às Universidades do Piauí estão preparadas para a formação superior das pessoas com deficiência?” o Instituições Convidadas: UFPI, UESPI, IFPI, Santo Agostinho e Uninovafapi;
- 15h30 – Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI o Tema: “Adaptação Razoável no Ambiente de Trabalho”;
- 16h – Tema: “Plano Viver sem Limites”;
- 16h30 – Leitura e Avaliação, pela plenária, do Documento construído para o Governador do Piauí;
- 17h – Encerramento.