Com o objetivo de impulsionar e dinamizar toda a caminhada pastoral da Igreja no Piauí, desde novembro de 2022, o Regional Nordeste IV vivencia o ano da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e de Animação Vocacional.
Com o tema “Iniciação à Vida Cristã: caminho para o encontro com Cristo” e o lema “Corações ardentes pés a caminho” (cf. Lc 24, 32 – 33), a Igreja no Brasil buscou celebrar o 3º Ano Vocacional, na busca de contemplar e valorizar todos os aspectos da vocação.
Conforme afirma José Luiz, integrante da Comissão de Catequese, a vivência deste ano veio com a proposta de motivar os cristãos sobre a nova experiência comunitária de aprendizado da catequese. “A Iniciação à Vida Cristã não compreende apenas o âmbito da catequese, onde a Igreja toda está envolvida nessa nova forma de vivenciar a vida cristã”, disse.
Ao longo do ano, a Arquidiocese de Teresina realizou diversas atividades a fim de alcançar os objetivos propostos. Segundo o catequista, desde o ano passado, durante as celebrações nas paróquias e comunidades desta Igreja Particular, os sacerdotes motivaram os fiéis a participarem das atividades que seriam desenvolvidas, como o IV Nordestão de Catequese que aconteceu no mês de julho.
“Em julho nós tivemos um evento importantíssimo para a nossa Igreja. O IV Nordestão reuniu vários catequistas e nos deu a oportunidade de conversar e aprofundar os nossos conhecimentos sobre IVC. Além disso, outros encontros regionais deram a oportunidade da catequese se organizar e se planejar para eventos futuros, já que eles motivaram e proporcionaram um despertar para aquilo que a Igreja propõe”, explicou.
José Luiz finaliza com uma avaliação positiva das atividades executadas ao longo de todo o ano. “Foi um despertar, onde agora seguiremos caminhando para colher os frutos. Várias de nossas paróquias e comunidades começaram essa vivência, a fim de que esse trabalho continue e alcance os seus objetivos”.
Programa Em Tuas Mãos
A entrevista completa com o José Luiz você confere no Programa Em Tuas Mãos que já está disponível na íntegra do canal do YouTube da Arquidiocese de Teresina.