Com o objetivo de apresentar a Proposta de Ação Evangelizadora da Igreja de Teresina, na manhã do último sábado (18), o Auditório Paulo VI sediou a Reunião Ampliada do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. O momento reuniu conselheiros, vigários forâneos, sacerdotes, diáconos permanentes e agentes de pastoral, para entender mais sobre o Plano de Pastoral Orgânica com Inspiração Catecumenal à Serviço da Iniciação à Vida Cristã, alicerce da caminhada pastoral para uma Igreja Sinodal.
A reunião, que acontece bimestralmente com a presença dos membros que compõem o Conselho de Pastoral, foi ampliada e contou com a participação de representantes de cada Conselho Paroquial de Pastoral, coordenador paroquial de Catequese, além de membros da Equipe de Liturgia e da Pastoral Familiar.
Padre Edvaldo Barbosa, coordenador arquidiocesano de Pastoral e da IVC, diz que o momento é muito significativo e alegre, como uma expressão de comunhão e participação desta Igreja Particular. “A grande contribuição deste momento será pensar em uma pastoral que não é meramente voltada para a catequese, mas que envolve todas as pastorais, modificando nosso modo de evangelizar”.
A Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal deve seguir o modelo, a pedagogia de Jesus Cristo, acolhendo a todos e proporcionando uma experiência de encontro, de acompanhamento e de presença, para que todos possam se sentir acolhidos e tornem-se verdadeiros discípulos do Senhor.
Aldecy Dantas, que integra a comissão de Iniciação à Vida Cristã, esteve presente durante o evento formativo apresentando o plano de pastoral. Segundo ela, o documento consiste em organizar a ação evangelizadora, comunicando as foranias de como será o governo de Dom Juarez, utilizando-se como inspiração o método Catecumenal em todas as pastorais.
“Algumas metas devem ser alcançadas para que tenhamos o nosso encontro pessoal com Cristo, pois ele é o caminho, a verdade e a vida. Após a conversão pessoal é que poderá haver a conversão pastoral dentro de nossas comunidades, revitalizando as ações evangelizadoras, tornando-as mais vivas e atuantes”, explicou Aldecy.
Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, explica que a reunião surge como uma preparação para a grande Assembleia que acontecerá em outubro do próximo ano. “Essa reunião é muito importante para a nossa Igreja, pois conseguimos reunir os representantes de cada comunidade para discutir as ações visando a evangelização do nosso Povo. A meta agora é enviar este plano para ser trabalhado e receber novas contribuições, atendendo as necessidades de todos”, ressaltou.
Liege Landim, coordenadora de pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Saci, conta que foi motivada a participar da reunião para socializar e retornar a sua paróquia apta a repassar tudo que foi abordado, dando continuidade às ações evangelizadoras. “Eu já tinha um certo conhecimento sobre a Iniciação à Vida Cristã, mas participando desta reunião eu pude me aprofundar ainda mais e ter uma maior conexão”, finalizou.