Atividade será no dia 01 de novembro (quarta), a partir das 15h.
Nesta quarta-feira, dia 01 de novembro, a Cáritas Arquidiocesana de Teresina vai reunir cerca de 300 migrantes da população venezuelana indígena Warao abrigada na capital piauiense para uma tarde e noite cultural com exibição de filmes, apresentações de danças e cantos, além de feira de artesanato tradicional. O evento terá início às 15h e será realizado no Auditório Paulo VI da Arquidiocese de Teresina (Endereço: Av. Frei Serafim, 3200 – Centro).
Durante a atividade, serão exibidos os episódios da websérie do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, realizado pela Cáritas Brasileira, com o financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
A produção traz histórias de pessoas migrantes e refugiadas da Venezuela e de pessoas brasileiras em situação de rua atendidas pela iniciativa nos cinco estados em que está presente: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.
Além disso, apresenta a perspectiva de agentes Cáritas, voluntários e voluntárias que trabalham na linha de frente no acolhimento dessas populações.
“A exibição da websérie é uma forma de mostrar as ações que desenvolvemos, bem como realizarmos uma devolutiva junto às pessoas retratadas na produção”, reflete Lucineide Rodrigues, coordenadora local do projeto Orinoco e diretora da Cáritas Arquidiocesana de Teresina. Nos demais estados integrantes da iniciativa, a websérie tem sido exibida em formato de cinema itinerante, nos espaços e comunidades de atuação da Cáritas Brasileira.
Sobre o Orinoco
Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é uma iniciativa realizada pela Cáritas Brasileira que promove o acesso a água, saneamento e higiene (WASH), ligado na prevenção à Covid-19. No Piauí, conta com a parceria da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.
Além de fomentar ações de acesso à água potável para beber, tomar banho e lavar roupas, bem como atividades de promoção de higiene, o projeto Orinoco atua com Proteção, acompanhando as famílias vulnerabilizadas para que tenham acesso justo e igualitário a serviços essenciais no Brasil.
Recebe apoio e financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Além do Piauí, a iniciativa está presente em mais quatro estados: Acre, Pará, Roraima e Rondônia.
Contatos para imprensa:
Paula Lanza: paula.lanza@caritas.org.br / (31) 99774-5344
Indi Gouveia: indi@caritas.org.br / (61) 99969-7973