Na noite da última segunda-feira (23), a Rádio Pioneira de Teresina promoveu um encontro lítero-musical com a participação do Vigário Episcopal para a Ação Transformadora da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista. O evento também faz parte da programação de ações em comemoração aos 50 anos de ordenação do sacerdote.
O evento foi mediado pela jornalista Nadja Rodrigues que comandou um diálogo sobre as ações executadas durante o ministério de padre Tony, além de muitas histórias transformadas por meio da solidariedade. Os artistas Vagner Ribeiro e Rodrigo Melo abrilhantaram a noite com suas apresentações musicais.
Dilson Tavares, membro do Conselho e da Diretoria da Rádio Pioneira de Teresina, afirma que o sacerdote representa a parábola do ‘bom samaritano’, pois é aquele que sente compaixão mais ao mesmo tempo busca alternativas para mudar a realidade. “Ao falarmos no padre Tony, automaticamente lembramos de obras sociais. Ele é uma pessoa muito querida pelos teresinenses, e este momento é uma forma de conhecermos mais sobre a sua história, de forma alegre e descontraída, e também para entendermos todo o seu processo ao longo destes anos”, destacou.
Natural da cidade de São Pedro do Piauí, padre Tony é reconhecido pela realização de inúmeras ações em prol dos menos favorecidos. Ele é um dos idealizadores da Caminhada da Fraternidade, patrimônio cultural e imaterial do Piauí, que todos os anos arrasta uma multidão de pessoas para as ruas de Teresina. Após décadas de trabalho e história eternizada em solidariedade, dinamismo e comunicação com o povo, ele avalia positivamente os seus 50 anos de sacerdócio.
“Sou escandalosamente feliz e realizado por todos os trabalhos realizados ao longo destes anos. Percorri uma trajetória imensa onde fui pároco da Paróquia de Fátima, estive como Vigário Geral de Teresina e também comandei muitos projetos pela Ação Social Arquidiocesana. Através desses projetos, nós conseguimos ajudar muitas pessoas oferecendo serviços necessários e que garantem direitos básicos como a proteção e a inclusão de políticas públicas. O sentimento é de dever cumprido”, pontua o sacerdote.
Durante o evento também foram expostos alguns exemplares de seu livro “O irmão mais velho”, obra que reúne suas histórias de vida, desde a infância na Fazenda Ponte das Pedras a sua iniciação à vida religiosa. O encontro aconteceu no Auditório Dom Avelar e reuniu colaboradores da Ação Social Arquidiocesana, Rádio Pioneira de Teresina e da Cúria Metropolitana, além de fiéis que nutrem grande carinho pelo sacerdote.