A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 realizou, de 20 a 22 de outubro, Seminário para mobilizar a Campanha da Fraternidade 2024. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, e contou com a participação dos articuladores da CF nas dioceses do Piauí.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Eles foram escolhidos pelo Conselho Permanente da CNBB, em novembro de 2022 e refletem a preocupação do episcopado em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado o Brasil e o mundo.
De acordo com o secretário executivo de Campanhas da CNBB, pe. Jean Paul Hansen, a campanha de 2024 é um a exortação da Igreja no Brasil para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo. “O seminário é o ponto de partida da articulação da CF nos regionais. É o momento oportuno para o início da mobilização entre as igrejas particulares visando uma reflexão e um aprofundamento da temática proposta. A próxima edição da CF pretende despertar na Igreja a vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs”, afirmou o assessor.
Realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade tem por objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Neste ano de 2023, foi abordado o tema “Fraternidade e Fome” com uma ampla mobilização da Igreja para a superação das desigualdades sociais causadas pela fome e pela insegurança alimentar em todo o Brasil.
Fonte: Ryan Andrade (Ascom CNBB NE 4)