Nesta terça-feira (17), Dia Mundial de Combate à Pobreza, a CNBB Nordeste 4 e o Fórum das Pastorais Sociais do Estado do Piauí lançam oficialmente a campanha “É tempo de cuidar. É tempo de agir”, uma resposta audaciosa à crescente vulnerabilidade social e à fome em todo o estado do Piauí. O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, convida toda a imprensa e a sociedade em geral para este momento que acontecerá a partir das 8h na Associação Beneficente São Paulo Apóstolo / Pastoral do Povo da Rua.
Com o tema ‘Pequenos gestos alimentam grandes esperanças’ e o objetivo de promover a solidariedade, a campanha segue até o dia 20 de dezembro com a realização de uma série de ações. Durante esse período, paróquias, sedes de dioceses e outras instituições serão os pontos focais na coleta e doação de alimentos às famílias mais vulneráveis, além de promoverem diálogos com o poder público sobre políticas de proteção à população em situação de vulnerabilidade.
Segundo o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, a intenção é mobilizar a sociedade com fortes apelos a atitude solidária e de reabilitação dos mais necessitados, para que assim a campanha tenha êxito na ação voluntária para o serviço da coleta e doação de alimentos em todo o regional. “Faz parte de nossa missão evangelizadora socorrer e acolher todos aqueles que estão em momentos difíceis. Por isso, pedimos vozes semelhantes e dispostas a trabalhar para que o lema ‘pequenos gestos alimentam grandes esperanças’ esteja sempre presente e vibrante em nosso regional”, destacou.
O momento vai dialogar com o poder público sobre as políticas vigentes em cada município do estado piauiense, sobre as garantias do acesso das pessoas a estas políticas, o funcionamento dos conselhos públicos de direitos e a participação de representantes da Igreja e da Sociedade Civil. Para Dom Juarez, não há mais razão para se ter tantas notícias sobre miséria e fome, sendo necessário estimular os gestores para o pleno funcionamento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Somos cientes do nosso papel de evangelização e promoção da solidariedade humana. Mas, ao mesmo tempo precisamos reconhecer o papel do Estado como provedor do bem-estar social e da dignidade, sendo responsável por gerar políticas de proteção e promoção”, pontuou o arcebispo.
A campanha está estruturada em duas frentes principais: Coleta e doação de alimentos: buscando mobilizar a ação voluntária para identificar e atender as famílias em maior necessidade; Incidência política da Igreja sobre as políticas públicas: promovendo o diálogo com autoridades sobre as garantias e acesso da população a políticas públicas, especialmente as voltadas para a segurança alimentar.
Mais informações
Para aqueles interessados em mais informações ou em contribuir com a campanha, podem visitar o site: www.dadecomer.org. No mesmo endereço, também será possível realizar doações. Pequenos gestos têm o poder de trazer grandes mudanças.
SOBRE A CNBB NE4: A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma instância de colegialidade, comunhão e participação dos Bispos católicos do Brasil. A CNBB Nordeste 4 abrange o estado do Piauí.
SOBRE O FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS DO ESTADO DO PIAUÍ: Um espaço de encontro e ação conjunta de diversas pastorais sociais, buscando responder às demandas e desafios apresentados pela sociedade piauiense.