Na noite de ontem (05), O Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz celebrou os 14 anos de falecimento do Servo de Deus Padre Pedro Balzi, um missionário que marcou a história de Teresina com suas obras de caridade. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na presença do postulador da causa de beatificação e canonização, padre Igor Torres, e de toda a comunidade de fé da região, que juntos oraram e relembraram o legado deste grande homem.
Para o arcebispo de Teresina, olhar para o testemunho de padre Pedro Balzi, não é só lembrar de todas as obras que ele realizou, mas sim da sua comunhão com o Cristo e da vida de oração. “Deus quando envia seus discípulos, ele primeiro chama para estar com ele, vivendo a fé e a intimidade. Só depois que ele envia em missão para o fazer. As obras deste servo são apenas uma consequência de uma vida espiritual e de fé, doada a Cristo por amor”, ressaltou.
Com a Igreja do Brasil vivenciando o Ano Vocacional, Dom Juarez deixa um apelo para que os cristãos olhem para o testemunho deixado pelo sacerdote e se espelhem, para que mais operários sejam enviados para a missão da evangelização. “Sobretudo na vivência deste ano vocacional, espero que o Senhor continue a enviar operários para a sua messe, invocando muitas e santas vocações”, completou o arcebispo.
A história e o testemunho de padre Pedro Balzi se mantêm vivos na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, além da Fazenda da Paz, uma comunidade terapêutica que previne, acolhe e reinsere dependentes químicos na sociedade. Para o padre Igor Torres, o servo continua vivo nos corações daqueles que foram e são tocados constantemente com o testemunho do sacerdote.
“A morte é um ponto que finaliza a vida neste mundo, mas que abre uma nova perspectiva, aquela que estamos tentando aprofundar através da sua causa de beatificação e canonização. Por isso, a cada ano aprofundamos e bebemos mais de seu grande testemunho, de maneira que em vida ele nos ensinou muito, mas depois da morte continua a nos ensinar ainda mais”.
Pe. Pedro Balzi e sua atuação no Santuário da Paz
Segundo Kaká Rodrigues, presidente da associação Pe. Pedro Balzi, o bairro Vila da Paz onde fica localizada a sede da instituição, era considerado como um dos locais mais perigosos de Teresina. A partir da atuação do sacerdote como alguém integrado na comunidade, a Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz se tornou um espaço de congregação para rezar pela paz. “Ele é um missionário da paz, sendo aquele que é lembrado por todas as suas obras sociais, como também pela sua experiência de vida enquanto estava entre nós”, pontua.
A associação atua hoje de forma tímida, mas com um espaço dentro da Fundação Nossa Senhora da Paz, onde é mantido um acervo com os pertences do padre Balzi. Além disso, a instituição é um meio onde os fiéis, padres e religiosos ao alcançar uma graça possam procurar a associação para fazer um registro e ser incluído dentro do processo ‘Fase Diocesana’.
Dário Torres, revela que foi motivado a participar da celebração, devido ao grande exemplo de simplicidade do sacerdote em vida e da maneira como ele colocou a importância da presença de Deus na vida dos paroquianos. “Sou muito grato a tudo que padre Pedro fez por nossa região, onde hoje temos acesso a tantas coisas. Jamais poderia esquecer o que este grande servo representa para mim e para a minha comunidade”, finalizou.
Ao final da celebração eucarística, uma grande procissão luminosa foi até o túmulo do Servo de Deus Padre Pedro Balzi na Capela da Via Sacra.