Na manhã da última quinta-feira (05), assistidos pelo Serviço Jovem Aprendiz, projeto desenvolvido pela Ação Social Arquidiocesana que insere jovens no mercado de trabalho, participaram do curso ‘Crescendo e Empreendendo’. O momento formativo foi idealizado em parceria com o SEBRAE, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento integral dos adolescentes e provocar uma discussão sobre trabalho, negócio e empreendedorismo.
Com cerca de 150 jovens sendo acompanhados pelo programa, a iniciativa surgiu com o intuito de que eles aprendessem, traçassem horizontes e percebessem o grande potencial da teoria aliada a prática do empreendedorismo. Maria dos Milagres, coordenadora do Serviço, diz que eles estão sempre empenhados na buscar por projetos e parcerias que agreguem mais valores para os acompanhados.
“Nosso serviço é a porta para o mercado de trabalho, por isso estamos sempre empenhados buscando agregar ainda mais conhecimento aos nossos jovens, para que eles estejam aptos a seguir em qualquer área que desejarem”, ressalta.
Segundo Bruna Lopes, analista de negócios do SEBRAE Piauí e umas das idealizadoras do evento, a ASA buscou a sede da entidade para a realização da formação, na busca por trabalhar as temáticas do mercado de trabalho, carreira e projeto de vida. “Após esse curso, esperamos que eles saiam preparados e entendendo que o empreendedorismo não é só sobre abrir o próprio negócio, mas sim que sejam desenvolvidas competências empreendedoras, com a consciência de que ele pode ser um empreendedor onde ele estiver”, explicou.
Pablo Rian, um dos assistidos, avalia a experiência como algo muito positivo em sua vida e carreira. Ele destaca que após o curso pretende ampliar seu conhecimento para abrir sua própria empresa na área da programação. “Isso é muito importante para mim, já que aqui no SEBRAE eu aprendi não só sobre o empreendedorismo, mas o planejamento e estratégias para transformar meu sonho em realidade mais na frente”, pontuou o jovem.
No curso também foram trabalhados encontros vivenciais, onde os jovens puderam participar e vivenciar atividades voltadas para as suas realidades, entendendo mais sobre o empreendedorismo na conjuntura atual.