Entre os dias 02 e 05 de outubro, a Comissão Arquidiocesana de Catequese realizou a 14ª Semana de Catequese no Auditório Paulo VI. Impulsionados pela vivência do Ano Regional de IVC e Animação Vocacional, o evento teve como tema ‘Catequese renovada, 40 anos. Inspiração para Catequese de Iniciação à Vida Cristã’ e o lema ‘Tocar corações e impulsionar a missão’, reunindo catequistas, agentes de pastoral, leigos(as) e religiosas(os) com desejo de aprofundar a caminhada como missionários de Jesus.
Edimilson Alves, coordenador Arquidiocesano de Catequese, avalia positivamente a Semana, já que segundo ele, os cristãos enquanto discípulos devem se reciclar e aprimorar os fundamentos e a metodologia para melhor servir a Igreja. “Nossa expectativa é de que após o encontro possamos formar novos introdutores de catequese, chamando novos acompanhantes para ajudar o catequizando a ter uma experiência amorosa com Jesus Cristo”, destacou.
Os introdutores de catequese são aqueles que já tem uma trajetória definida na Igreja, tendo recebido os sacramentos e com uma vida em comunidade, se aproximando de outras pessoas para que também iniciem essa caminhada. A assessora Débora Pupo, coordenadora regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 da CNBB, trabalhou a temática explicando que esse grupo é responsável por acolher a comunidade e os novos catequizandos.
Conforme externa a assessora, trabalhar a inserção desses introdutores nas comunidades é muito importante, já que dentro da perspectiva da catequese eles são necessários e indispensáveis. “Precisamos refletir bastante sobre esse projeto, pois estamos falando de algo que visa acolher a comunidade. Para que isso aconteça, ela precisa estar preparada e aberta para receber esses introdutores”, ressalta Débora.
De acordo com Dom Juarez, desde 1983 a catequese no Brasil alavancou partindo da sensibilidade e das mudanças da sociedade e do mundo. “A catequese passou a olhar mais para a realidade, para que o Evangelho pudesse ser anunciado a partir disso, contribuindo como uma inspiração para a IVC”, explica. Para o arcebispo metropolitano de Teresina, a iniciação à vida cristã através da conversa, da vivência em comunidade e do sentimento de pertença são fatores determinantes para ser um bom introdutor.
Sara do Nascimento, noviça da Congregação das Irmãs Ursulinas, esteve presente participando do momento formativo. Para ela, a vida na catequese é uma formação permanente, sendo necessário sempre renovar-se com base no tempo e nas novas estruturas. “Enquanto Igreja, estamos aqui para abraçar as realidades, mas para que isso aconteça precisamos participar de momentos informativos, sempre buscando mais aprendizado”.
Você pode acessar todo o material apresentado pelos assessores na XIV Semana Arquidiocesana de Catequese:
https://drive.google.com/drive/folders/1K2Fkt0–hoW3OUlwD2b3I7f80wJPzC80?usp=drive_link
Catequese Renovada, 40 anos – Inspiração para a catequese de IVC – Diácono Gilberto Penha
https://www.youtube.com/live/BWyBx_AlV3A?si=NfecsHBkreveBbqC
O papel do introdutor no serviço da IVC – Débora Pupo
https://www.youtube.com/live/-XeDy-IeXu0?si=ZVIRlQ-78M50sPlA
O papel do introdutor no serviço da IVC – Débora Pupo
https://youtube.com/live/-Ecxwp4x_ro
Aspectos práticos no serviço de IVC – Aldecy Dantas