Na noite do dia 28 de setembro, os padres Tony Batista e Luiz Eduardo Bastos receberam o medalhão das Bodas de Prata no XXI Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas pela Saúde da Mama, pela valiosa colaboração na causa do câncer no Brasil. Organizado pela Fundação Maria Carvalho Santos, o evento reuniu especialistas, profissionais de saúde, defensores dos direitos dos pacientes e representantes das organizações filantrópicas de todo o país no SESC Cajuína.
O vigário geral da Arquidiocese Teresina, padre Tony Batista, revela receber a medalha em nome de toda a Igreja Particular, já que há anos o Lar de Misericórdia, serviço da Ação Social Arquidiocesana (ASA), vem desempenhando um belo trabalho de acompanhamento e assistência a pessoas com câncer de todo o estado. “Há anos nós acolhemos pessoas vindas de diversos municípios, dando conforto, dignidade e carinho para que assim possam superar esse momento de adversidade”, ressaltou o sacerdote.
Segundo ele, o trabalho continuará sendo realizado, pois a cada dia que passa a instituição ganha mais renome e eficiência no serviço prestado à população piauiense. “Enquanto tivermos fôlego continuaremos a desempenhar este belíssimo trabalho que vem ganhando mais força. Para mim, é um conforto saber que estamos ajudando tantas pessoas a seguir em frente mesmo diante das dificuldades”, completou.
Promovendo momentos de encontro e de fortalecimento da causa, a parceria entre a Arquidiocese e a Fundação já vem de algum tempo. As medalhas foram um gesto simbólico de demonstrar a importância de trabalhos que atendam pessoas fragilizadas na luta contra o câncer.
O padre Luiz Eduardo Bastos, também homenageado na noite, externa que pretende continuar desenvolvendo, acompanhando e incentivando todos os projetos propostos pela instituição. “Esse reconhecimento é inestimável, principalmente porque nunca esperamos nada em troca. Fazemos este trabalho apenas com a pretensão de ajudar ao próximo e estamos extremamente felizes, por ajudar em uma causa tão nobre que é a defesa do câncer de mama”, pontuou.
Fundação Maria Carvalho Santos
A Fundação Maria Carvalho Santos é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Teresina que atua nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins na promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama, educação em saúde, práticas de advocacy e adaptação social das mulheres com câncer de mama.
Completando 25 anos este ano, a instituição voltou a realizar a premiação com o objetivo de levar informações para a sociedade principalmente em relação à saúde das mulheres, conforme explica Dr. Luiz Ayrton Santos, presidente de honra e um dos idealizadores da cerimônia. “Nosso objetivo é levar informação e conhecimento, mobilizando as pessoas para trabalhar em conjunto por essa causa, pois temos observado que já somos vitoriosos no acesso e na cura do câncer, mas os índices da doença ainda continuam alto”, explicou.
Teresinha Loyola, uma das assistidas pela Fundação, destaca que sempre participa de eventos ligados ao Outubro Rosa, realizado anualmente para a conscientização do câncer de mama. A contadora foi acometida pela doença há 18 anos, e graças ao trabalho desenvolvido pela instituição conseguiu receber o diagnóstico em tempo hábil.
“Eu tive a sorte de ser diagnosticada através de exames de rotina, onde consegui receber todo o tratamento antes da doença se espalhar. A Fundação hoje é um dos principais centros que ajuda na prevenção e no combate, ajudando principalmente pessoas mais carentes”.
A Fundação fica localizada na Rua São Pedro, 3113, bairro Ilhotas.