Na manhã da última sexta-feira (15), os bispos do regional NE IV se reuniram com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, na Residência Episcopal, Centro de Teresina. Na ocasião, o episcopado piauiense apresentou algumas demandas ao gestor, dentre elas o andamento da Comissão de Política Pública e a realização da terceira etapa da Campanha ‘É tempo de cuidar’.
Criada pela ex-governadora Regina Souza, através do decreto 21.760, de 30 de dezembro de 2022, a Comissão de Política Pública se propõe a intermediar conflitos socioambientais no Piauí, que colocam em risco o modo de vida de comunidades tradicionais. A comissão que integra o projeto, anteriormente era denominada de Grupo de Trabalho Romaria da Terra e da Água.
Durante a reunião os bispos também trataram sobre a 3ª etapa da Campanha ‘É tempo de Cuidar’, que visa combater a insegurança alimentar, realidade vivida por milhares de piauienses. De acordo com o documento apresentado ao governador, esta edição será realizada em dois eixos: ações solidárias de coleta e distribuição de alimentos e ações de incidência em políticas públicas.
Segundo o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, o encontro surgiu com o caráter de buscar um maior diálogo para que aconteça a evangelização. “Evangelizar comporta um pé na fé e outro na vida. Com isso, nosso objetivo é evangelizar levando em consideração os inúmeros desafios do nosso estado, como a fome que tem assolado milhares de piauienses”, destacou.
O governador revela que o momento é importante para que a Igreja e o Estado possam ‘dar as mãos’, na busca por amenizar o sofrimento dos mais necessitados. “Queremos fornecer mais segurança, seja ela alimentar ou fundiária no caso daquelas comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que mediamos conflitos, para garantir que os mais vulneráveis tenham os seus direitos preservados”, pontua Rafael.
A terceira edição da campanha ‘É Tempo de Cuidar deve acontecer entre os meses de outubro e dezembro deste ano.