Na noite do último domingo (03), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a solenidade de Dedicação da Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, durante a comemoração dos seus 54 anos. Na ocasião, estiveram presentes padres, diáconos e a comunidade de fé da região, que também acompanhou a apresentação do coral Vozes de Cristo Rei.
A consagração da Igreja marca a renovação do Povo de Deus, já que é nesse momento que a comunidade se oferece como hóstia viva, conforme revela Dom Juarez. “Na própria leitura, o apóstolo Paulo fala sobre isso, dessa consagração ao serviço do Senhor, que nos conduz à salvação. É um momento de festa e alegria, e que neste mês da Bíblia possamos bem celebrar esta dedicação”, destacou o arcebispo.
Atualmente, o altar da Igreja possui as relíquias de São Valentim e Santo Inácio de Loyola. A dedicação representa um reconhecimento oficial do templo e das relíquias, ajudando para que haja um fortalecimento da fé e da vida em comunidade. Segundo o pároco da Paróquia, padre Gilberto Freitas, apesar de já estar completando seus 54 anos, não havia nenhum registro de que a Igreja já havia sido dedicada.
“Aproveitando a visita de nosso arcebispo, ele presidiu a Dedicação do nosso templo e do nosso altar que contém essas duas relíquias muito importantes para a nossa história”, disse o sacerdote.
Para o padre Gilberto, o momento é de alegria, gratidão e principalmente satisfação por fazer parte dessa história, estando presente em mais um aniversário de sua paróquia. “É mais uma página que estamos escrevendo dedicando nosso templo à Eucaristia do Senhor”, pontua.
O vigário paroquial, padre Fabrício Damasceno, externa que o momento é de importância ímpar, já que o clero é convidado a se juntar com a sua comunidade nessa grande ação à Cristo Rei. “Por algum desalento ao longo da história não aconteceu propriamente dito o encontro dos documentos que nos garantiam a dedicação de nossa Igreja. Agora estamos muitos felizes e confirmados na fé após esses 54 anos”.
Assim como os cristãos se consagram, a Igreja também passa por esse processo de consagração à Santíssima Trindade, lembrando também o dia da fundação de uma paróquia. O paroquiano Franklin Oliveira afirma que o momento reavivou sua fé, representando algo grandioso para a sua vida em comunidade. “Para mim, esse momento é muito importante, pois simboliza a consagração da nossa Igreja, sendo algo muito representativo para nós cristãos, pois agora passaremos a ir a um templo ainda mais cheio do Espírito Santo”, finalizou.
Após a celebração da Santa Missa, todos se reuniram para o momento social, com música ao vivo, venda de comidas típicas e a feira das comunidades.