Em preparação para a 10° Semana Bíblica que acontece anualmente no mês de setembro, os Assessores de Animação Bíblica da Arquidiocese de Teresina têm percorrido paróquias e comunidades realizando formações. Com o tema “Vestir-se da nova humanidade” (Efésios 4,24), as formações surgem com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre a Carta aos Efésios, livro bíblico escolhido para aprofundamento.
A coordenadora da Comissão Bíblica Arquidiocesana, Irmã Rita Paixão, explica que os momentos formativos expandem os materiais do conhecimento da Palavra de Deus. Segundo ela, esses conhecimentos estavam de certa forma restritos a pequenos grupos, mas agora trabalhando essas temáticas nas foranias mais pessoas poderão conhecer e experimentar do Evangelho.
“Durante todo esse mês de agosto e setembro, nossos agentes de pastoral sairão em nossas comunidades trabalhando bastante a Palavra, para que mais pessoas possam conhecer e criar um certo gosto por participar das atividades desenvolvidas nas paróquias”, destaca a coordenadora.
Kaká Rodrigues, que atua como Ministro da Palavra na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, forania Sul I, externa que foi motivado a participar pelo seu pároco, a fim de que possam trabalhar as temáticas no mês da Bíblia. “Setembro é o mês da Bíblia, o que torna ainda mais necessário que entendamos a Palavra e em seguida trabalhemos a sua temática nas comunidades”, pontua.
Islane Ribeiro, coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, também localizada na forania Sul I, revela que pretende repassar os aprendizados adquiridos propondo reflexões dos estudos bíblicos no dia a dia. “Estamos realizando esses estudos desde o ano passado em nossa comunidade. O estudo bíblico é importante para que a comunidade esteja constantemente em formação para que estejam sempre próximo das coisas de Deus e fortalecidos na fé”, disse Islane.
Na forania Sudeste, os encontros foram organizados de forma que cada padre ou diácono enviasse representantes de suas paróquias ou diaconias, conforme externa o vigário forâneo da forania Sudeste, padre Adão Cruz. “Este é um trabalho de comunhão entre todos os agentes das paróquias e diaconias que estão aqui em comunhão com a Arquidiocese, para que possamos trabalhar as temáticas bíblicas ainda mais profundamente no próximo mês, e também para mostrar a importância da sinodalidade, que destaca a Palavra como centro da comunidade”.
Denilson Douglas, catequista que atua na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, pertencente à forania Sudeste, revela que foi motivado a participar do encontro a fim de aprofundar ainda mais a sua fé e o seu crescimento espiritual. “Esse encontro vai justamente nos ajudar na missão de levar o Evangelho a toda a criatura”, finaliza.
É através desses momentos formativos que os agentes de pastorais e movimentos se preparam para bem vivenciar o mês da Bíblia.