Entre os dias 01 e 04 de agosto, o Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg promoveu o Tríduo e a Festa em celebração à memória de São João Maria Vianney, patrono dos párocos e exemplo de santidade e devoção. Com o tema em consonância com o Ano Vocacional: “Chamados juntos: graça e missão. Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a Santa Missa de encerramento da grande Festa.
A organização do evento teve início ainda no primeiro semestre, com o empenho dos padres e seminaristas da casa de formação, com celebrações presididas por um bispo proveniente de uma diocese do regional Nordeste IV, conforme externa o reitor do Seminário, padre Anderson Fábio. Segundo ele, a mensagem que se deseja passar para os seminaristas é que por meio de sua missão, São João Maria Vianney é uma memória viva até hoje, sendo testemunho de proximidade.
“São João Maria Vianney foi um homem próximo das pessoas e um homem de oração, que entendeu que o chamado dele era estar na presença de Deus e que estando nessa presença, ele estaria também na presença do povo”, destaca.
Dom Juarez explica que a celebração é de suma importância para a Igreja de Teresina, já que no mês de agosto é celebrado as vocações e o tema da festa está diretamente ligado ao Ano Vocacional, que tem o objetivo de criar uma cultura vocacional, para que todos entendam a importância e o significado do ser ‘chamado’. “Essa celebração nos motiva e nos faz sentir com os corações ardentes e os pés a caminho para evangelizar, assim como Jesus nos pede”, afirma o arcebispo.
Marlene Maria, secretária da Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Saci, afirma que escolheu a noite da festa para prestigiar o santo, que foi um grande exemplo de vida religiosa para Deus. “São João Maria Vianney foi um grande exemplo de fé. Nossa participação neste momento é uma forma também de incentivar os seminaristas nesta caminhada ao sacerdócio, por isso eu faço questão de sempre participar”.
Para Edvan Borges, coordenador da Comunidade Nossa Senhora da Esperança, na Paróquia Santíssima Trindade, a celebração surge como uma oportunidade de reavivar e fortalecer a fé. “Isso só mostra a importância de momentos como este para fortalecer a nossa fé. Temos uma amizade muito especial com os padres que nos animam e nos fortalecem com sua fé. Sem dúvidas a festa é um marco para nossa Igreja”, finalizou.
A celebração contou com a presença dos reitores e formadores dos seminaristas, além da numerosa presença dos fiéis que juntos festejaram a memória do santo padroeiro dos sacerdotes.